APROSMAT promove ciclo de palestras com equipes técnicas e comerciais de sementeiras 

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), realizou no dia 02 de agosto, mais um ciclo de palestras do programa Sistema APROSMAT de Atendimento ao Cliente (SAAC), que tem como objetivo oportunizar as equipes comerciais dos associados ao atendimento junto ao cliente, atualizações do setor, informações e capacitação. 

O presidente da APROSMAT, Gutemberg Carvalho Silveira, destaca que o alinhamento de informações entre a pesquisa e o setor comercial dos associados impacta diretamente na relação com os clientes. “O encontro serve para que seja feita uma reciclagem e uma atualização nas informações que o setor de pesquisa tem hoje, para que lá no campo na hora do produtor receber estas sementes para plantar, os técnicos presentes aqui hoje possam transferir mais informações e que desta forma possa proporcionar o sucesso para aqueles que adquiriram as sementes do associado do APROSMAT”, explicou. 

Após a abertura do evento, a programação iniciou com a palestra do professor Doutor em Sementes Alexandre Gazolla, com o tema “Atendimento a Reclamações na Emergência de Plantas”. “Nós abordamos toda uma análise sobre os aspectos ligados aos atendimentos das reclamações, onde linkamos armazenamento de sementes ao longo do processo logístico, transporte, plantio e limitações, ou seja, o eu faço no campo que pode impactar negativamente sobre a expressão de uma planta normal. A questões de profundidade de plantio, plantio superficial e na palha, plantio seguido de chuva, erros no tratamento On-farm, então tudo isso, nós classificamos como limitações em emergência de plantas de soja, que acabam impactando negativamente a produtividade.”, disse  

Logo em seguida a pausa do almoço, o tema explanado aos participantes do SAAC foi “Soja e os Grupos de Maturação”, com o engenheiro agrônomo Cleiton Steckling. “Falamos sobre a importância dos grupos de maturidade em soja, como nós calculamos o grupo de maturidade relativo à soja para decifrar um pouco o enigma que as pessoas chamam de material precoce, médio ou tardio. Mas este conceito é muito regionalizado, então nós trabalhamos muito este conceito de grupo de maturidade, pois torna isso um pouco mais abrangente e menos confuso para quem ouve sobre o ciclo da soja, por exemplo. E foi sobre o ciclo da soja, que também abordamos e os fatores que fazem com que o material acelere ou retarde a maturação da semente, trazendo os princípios técnicos que envolvem este processo”, explicou. 

A última palestra do encontro foi ministrada pelo professor e engenheiro agrônomo Edson Massao Tanaka, que abordou “Qualidade de Plantio, Plantabilidade e Semeadoras de Precisão”. “Nós passamos na palestra todo um conceito novo de plantio, que observam as melhores práticas que chamamos de plantio de qualidade. Então hoje, nós temos a produtividade em função dos erros que nós cometemos, assim nós temos que identificá-los, corrigindo-os, para que possamos ter um plantio de qualidade e consequentemente mais produtividade. E podemos estimar que atualmente são de 30 a 40 sacas, que estamos deixando de produzir em função destes erros”, finalizou. 

O gerente comercial da Sementes Bom Futuro e segundo secretário da APROSMAT Anderson Augusto de Oliveira, explicou que oportunidade para que os associados trouxessem suas equipes comerciais para o SAAC, oferecendo um dia de muita absorção de informações e troca de experiências. “Foram momentos de transferência de conhecimento e relatando situações que ocorrem no campo, levando o conhecimento para que esta assistência do vendedor de sementes chegue com qualidade para o produtor rural”, destacou. 

O gerente comercial da Bom Jesus Sementes e vice-presidente da APROSMAT, Luiz Américo da Costa, avaliou de forma positiva mais esta edição do programa Sistema APROSMAT de Atendimento ao Cliente. “ É um evento técnico e muito esperado, sendo a segunda edição que estamos acompanhando. Onde conseguimos trazer as equipes técnica e de comercial que representa todo o estado, para uma nova jornada de informações, capacitação técnica desta equipe para que possamos acompanhar de forma adequada todas as situações que possam vir no momento de plantio na lavoura”, disse. 

Ao final da programação do dia, os participantes foram agraciados com um show surpresa e um happy hour, que serviu para troca de informações e experiências.  

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + nove =