Palestras com temas de gestão e armazenamento abriram a Agropec na 48ª Exposul

No dia 9 de agosto, na 48ª Exposul de Rondonópolis, a Vitrine Agropec deu início ao ciclo de palestras da edição 2022, com temas sobre gestão e também abordando um dos gargalos da produção agrícola país, o armazenamento. O evento contou com a participação de produtores rurais, acadêmicos, professores e comunidade em geral.

O coordenador da comissão organizadora da Vitrine Agropec Caio Silveira, avaliou de forma positiva o primeiro dia de programação. “Hoje iniciamos a vitrine com palestras com temas relevantes, onde foram abordados cenários de safra de soja e milho, como vai será esta nova safra que está se aproximando, um assunto importante como o armazenamento da produção e também tivemos um momento de pensar fora do nosso cotidiano, com a palestra “O Valor Da Marca – Busca Pela Essência”, onde começamos com o pé direito”, destacou.

A primeira palestra foi ministrada por Renato de Oliveira, profissional que atuam em uma empresa de pesquisa e serviço de informação no agronegócio e abordou o tema “Pujança de Mato Grosso no cenário de produção de soja, milho e algodão”. “Nosso objetivo hoje aqui foi trazer algumas informações e estatísticas do setor de produção nacional, mas posicionando Mato Grosso neste mercado, ou seja, nós tratamos das principais movimentações tecnológicas do setor de sementes, defensivos agrícolas e nutrição, e assim pudemos mostrar como este mercado vem evoluindo, assim como as práticas de manejo seguem esta evolução frente ao cenário nacional”, explicou.

Logo após, o segundo tema da programação foi “O Valor Da Marca – Busca Pela Essência”, com o palestrante Celso Hiroo Ienaga, que instigou os participantes com alguns cases de sucesso e seus pontos de inflexão para o sucesso da marca, e ainda apontou o grande desafio para as empresas do agro. “ o primeiro grande ponto é que muitos dentro da área do agro que sangue, suor e lagrimas é importante, mas eu diria que a  capacidade de entender o que realmente o que precisa na ponta, qual é a expectativa real de quem é o usuário final, é uma das coisas que está tão distante que não olhamos, mais é lá que esta o valor e será que nós estamos observando o que precisa e porque ele necessita daquela semente, qual o ganho que ele tem com isso, e que tipo de problemas eles tem dentro das operações. Esses são pontos que temos que dar uma atenção e se eu não ajudar o cliente a ganhar dinheiro, ele não vai dar valor a mim”, citou.

Para fechar a agenda do primeiro dia da Vitrine Agropec, um tema importante para a produção agrícola “Armazenagem de grãos dentro das propriedades rurais: Segurança alimentar do país”, com consultor de relações governamentais da Aprosoja Thiago Brás Rocha. “Nós fizemos um panorama sobre o cenário da armazenagem no Brasil, o déficit de armazenagem e quais foram as decisões que tanto privadas, quanto públicas que nos trouxeram até esta realidade desafiadora, e em paralelo traçar o impacto disso para sociedade em termos de segurança alimentar”, destacou.

Para o presidente da Aprosmat Gutemberg Silveira, ao trazer informações atualizadas para os participantes da Vitrine Agropec, o Sindicato Rural juntamente com as entidades parceiras cumpre uma das funções principais da vitrine. “Estas palestras trazem dados atuais, pois o mundo é muito dinâmico com mudanças muita rápidas, por isso, os temas da vitrine são de vital importância para agregar nas empresas, como o exemplo da palestra o valor da marca, que é um assunto moderno e que abre a cabeça para pensar sobre o seu negocio e o resultado aparece depois”, finalizou.

A Agropec conta com o apoio da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (AEAGRO), Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT), Aliança SIPA, SENAR MT e da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (APROSOJA MT).

foto: César Augusto
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + dez =