APROSMAT realiza Workshop Técnico com apresentação de resultados de pesquisas em andamento 

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), realizou em sua sede em Rondonópolis, nos dias 26 e 27 de julho, um Workshop Técnico para responsáveis técnicos e colaboradores dos seus associados, com o objetivo de apresentar resultados de pesquisas que estão sendo desenvolvidas sobre resfriamento de sementes de soja e algodão, testes rápidos e por fim de vigor de sementes de soja.    

O coordenador do Comitê Técnico da APROSMAT, Ivan Carlos Riedo, destaca que o objetivo do Workshop técnico é discutir todos os projetos em andamento nos últimos quatro anos. “São diversos trabalhos técnicos que vêm em execução, como os de vigor, resfriamento entre outros projetos, e a ideia agora é reunir toda a equipe técnica e discutir estes resultados. Onde fazemos uma avaliação mais conjunta destas informações e tirar proveito e conclusões para que possam ser aplicados no dia a dia e assim auxiliar os sementeiros nas suas tomadas de decisões”, disse. 

Para o engenheiro agrônomo Drº Géri Eduardo Meneghello, o evento oferece a oportunidade do compartilhamento de informações reunidas em 4 anos de pesquisas com os responsáveis técnicos. “Teremos a chance com estes profissionais discutir aspectos práticos, correlacionando os resultados obtidos em pesquisas, com o dia a dia nas empresas produtoras de sementes. E porque isso, para que possamos aplicar de forma mais direta e objetiva os resultados cristalizados nas pesquisas”, comentou. 

Dentro da gama de projetos de pesquisas em andamento com a chancela da APROSMAT, o workshop destaca três trabalhos em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e que tem como um dos seus coordenadores o professor titular Drº Francisco Amaral Vilela. “ O primeiro detalha aspectos relacionados ao armazenamento de sementes de soja e algodão sobre condições controladas em condição de frio, verificando assim as melhores condições para a conservação de sementes de soja e algodão e os fatores que influenciam esta conservação. Em um segundo, nós mostramos os resultados alcançados até o presente momento sobre testes rápidos para a avaliação da qualidade das sementes de soja, onde é um trabalho de dois anos de testes e temos resultados promissores, e por fim, apresentaremos um trabalho também em conjunto agora em campo que são os aspectos da influência do vigor sobre o desempenho de plantas de soja em campo de diferentes cultivares em diferentes condições”, finalizou. 

O Workshop Técnico também contou em sua programação com as palestras, “Percevejo Marron e Barriga Verde” com a pesquisadora Lucia Vivan, “Analise NIR”, com o engenheiro agrônomo Marcos Norio Matsumoto, “ECR-MT Soja e Milho 2022/2023 com Antonio Ceribeli, “Testes de Plantio de Soja-Fevereiro”, com o pesquisador João Paulo Ascari e finalizando a palestra “Laboratório HPLC” com Marielly Resende e Geovana Alves.  

Ao final do Workshop,  os participantes tiveram um momento de compartilhamento de experiências e contato com os palestrantes e pesquisadores em um happy hour.  

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 11 =