APROSMAT promove palestra para associados sobre soja responsável

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) em sua sede, em Rondonópolis, realizou para seus associados uma palestra sobre a plataforma global de diálogo sobre soja responsável, promovida pela Associação Internacional de Soja Responsável (Sigla em inglês – RTRS). 

consultor externo da RTRS Cid Sanches

Na oportunidade, o consultor externo da RTRS Cid Sanches, fez um breve histórico da Associação e falou sobre desenvolvimento, implementação e verificação de um padrão global de certificação da soja. “Nós conversamos com os associados da APROSMAT sobre os avanços e os passos que se deram na Associação Internacional de Soja Responsável, que é sem fins lucrativos, que se assemelha a APROSMAT, a diferença é que é internacional com produtores do mundo todo, com empresas, indústrias e tradings. E tudo que ela construiu nestes 14 anos de experiência, assim como a certificação de propriedade rurais, que certifica as boas práticas, a sustentabilidade dentro destas fazendas”, explicou.  

Para o vice-presidente da APROSMAT, Carlos Ernesto Augustin, as certificações de boas práticas ambientais e trabalhistas já são uma realidade mundial para a cadeia produtiva de grãos. “ A APROSMAT traz para seus associados a introdução deste tema para que venham fazer parte deste mundo novo de sustentabilidade e de respeito trabalhista e ambiental. É um assunto atual, onde cada vez mais o consumidor no mundo, em nosso caso seria o de rações que vão para os animais, onde este programa começou pelos usuários de ração do norte da Europa, que querem uma certificação do farelo de soja e milho que eles estão utilizando”, disse.

O presidente da APROSMAT, Gutemberg Silveira, destaca também a relevância do assunto trazido à discussão e conhecimento dos associados. “Nós acreditamos que o futuro passa por aí, onde é atendido uma série de requisitos exigidos e você obtém um ganho, inclusive financeiro sobre seu produto e paralelamente ajudando a natureza. De forma geral estará trabalhando onde a natureza será beneficiada com suas práticas sustentáveis na sua propriedade, e para isso há as certificadoras e auditorias, que avaliam quesitos que não são difíceis de serem executados, pois já estão praticamente no dia-a-dia do produtor” finalizou.  A palestra foi realizada no dia 18 de agosto.

Para saber mais sobre a pela Associação Internacional de Soja Responsável, acesse: https://responsiblesoy.org/?lang=pt-br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 16 =