Sindicatos rurais terão orientação sobre pedido de carta ao MTE

Os sindicatos rurais de Mato Grosso que estão com os processos de registros arquivados no MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) receberão orientação especial sobre como preceder com o novo pedido para obter a carta sindical. A iniciativa surgiu durante audiência do diretor de relações institucionais do Sistema Famato, Rogério Romanini, com o ministro, Carlos Lupi, na quarta (13), em Brasília.

Sem registro os sindicatos rurais ficam impossibilitados de atuarem em atos privativos, como nos casos de representatividade coletiva em processos trabalhistas, por exemplo. Segundo Romanini, 18 municípios mato-grossenses entraram com pedido de registro no MTE desde 2004. Destes, 14 foram arquivados e 4 estão em andamento. “Nós requeremos os motivos pelos quais esses processos foram arquivados. Por isso solicitamos ao ministro um acompanhamento mais próximo destes casos e este nos garantiu que enviará uma equipe para Mato Grosso a fim de resolvermos esse impasse”.

O primeiro levantamento mostrou que o problema começava em Mato Grosso. A Superintendência do Trabalho recebia os documentos de pedido de registro dos sindicatos rurais e não conferia as possíveis pendências nos documentos entregues, e encaminhava-os com falhas ao Ministério. “Por exemplo, o sindicato de Brasnorte teve seu processo arquivado por conta de uma lista de presença, porque a Portaria nº 186/2008 orienta que o processo com qualquer tipo de erro será arquivado diretamente. Nem todos os Sindicatos Rurais conheciam essa mudança.”.

Outro ponto abordado durante a audiência foi a categoria em que se enquadram os sindicatos rurais. Para o ministério, os Sindicatos Rurais são da categoria industrial e o Sistema Famato entende que eles estão na categoria agroindústria. “No entanto entramos no consenso e o ministro entendeu que nos referimos às atividades primárias do campo”.�

A grande vitória para os envolvidos é que o Sistema Famato conseguiu um compromisso do Ministério de Trabalho de trazer a Cuiabá, um técnico com o objetivo de orientar melhor os sindicatos rurais sobre a forma correta de encaminhar os documentos necessários para a regularização. Esta visita será agendada nos próximos dias.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) é a entidade que reúne e representa os sindicatos rurais de todo o Estado. Sua estrutura administrativa inclui ainda o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Esse conjunto de entidades forma o Sistema Famato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =