Presidente e profissionais da Aprosmat participam do Congresso Brasileiro de Sementes

O presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso, Pierre Patriat, a secretária executiva, Andréia B. Santos, e a gerente técnica de sementes, Dra. Denise Meza Miranda participaram do XVII Congresso Brasileiro de Sementes.

O evento foi realizado entre os dias 15 e 18 de agosto. Dentro da programação tiveram palestras orientadas à cadeia produtiva de sementes. O encontro, dirigido a produtores e demais representantes do segmento.  O congresso foi idealizado pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes, em Natal (RN).Como referência nacional e internacional, o evento teve como objetivo divulgar resultados de pesquisas e as novas práticas para a produção de sementes de alta qualidade.

Com o tema “A Semente no Contexto da Inovação e da Sustentabilidade”, a programação do evento abrangeu palestras, painéis, sessão pôster, além do show room tecnológico com exposição de estandes de empresas renomadas do segmento de sementes, insumos, máquinas e equipamentos, tecnologia e áreas afins.

O pesquisador da Embrapa Soja, Ademir Assis Henning, abriu a programação técnica com a palestra “Tratamento e Recobrimento de Sementes”, no dia 15 de agosto. Henning é agrônomo e pesquisador e atua nas Áreas de Fitopatologia e de Tecnologia de Sementes da Embrapa Soja.

No dia 16, o professor Mark Bennett da Universidade do Estado de Ohio (Estados Unidos) e o presidente da Sociedade Internacional para Ciência de Sementes, Bill Finch-Savage, que é professor da Universidade de Warwick (Inglaterra), apresentou “As Interações entre a Ciência e a Tecnologia de Sementes, suas Contribuições para o Conhecimento e suas Aplicações para a Indústria de Sementes”.

O presidente do Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações Biotecnológicas Agrícolas, Clive James, abordou o tema “Estado Global do Comércio de Espécies Agrícolas Geneticamente Modificadas e as Perspectivas para o Futuro”. No mesmo dia o Dr. Michael Muschik, secretario executivo da Sociedade Internacional de Análise de Sementes – ISTA,   apresentou o que a ISTA tem a oferecer para as Empresas Brasileiras de Sementes que desejam buscar o mercado internacional, visando ampliar os seus negócios. A ISTA é uma organização que regulamenta a emissão do Certificado Internacional para Exportação de Sementes – Orange Certificate. A ISTA também credencia e audita os laboratórios que atuam na análise e emissão dos certificados para fins de exportação de sementes.

Na quarta-feira, 17 de agosto, ocorreu o painel “Produção de Semente em Sistema Agrícola de Baixo Carbono”, com palestra do pesquisador Júlio César Franchini, também da Embrapa Soja, e de Luiz Albino Bonamigo, da empresa Sementes Adriana, que vai fazer uma apresentação sobre  Milheto e a Contribuição na Reciclagem de Potássio e no Estabelecimento de Cobertura de Solo para Sistema Agrícola de Baixo Carbono.

A programação do Congresso contemplou também o XI Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes com foco na doença “Mofo branco” altamente relevante nos dias atuais para a produção de sementes de diversas espécies no Brasil, e VI Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais, cobrindo um dos temas importantes da preservação das espécies nativas através da produção de sementes e políticas públicas para o setor.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =