Fundação Pró-Sementes, APROSMAT e Senar/MT divulgam os resultados do ECR Milho MT safra 2022/2022

A Fundação Pró-Sementes, a APROSMAT – Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso e o Senar/MT divulgaram na quinta-feira, 01 de setembro, os resultados do Ensaio de Cultivares em Rede – ECR da safra de milho 2022/2022 no estado do Mato Grosso. O evento realizado na sede da APROSMAT em Rondonópolis, contou com a participação da gerente de Pesquisa da Fundação Pró-Semente e responsável pela coordenação dos ensaios, Kassiana Kehl, do diretor Técnico e Administrativo da Fundação, Alexandre Levien, do presidente da APROSMAT, Gutemberg Carvalho Silveira, o diretor executivo da APROSMAT Jefferson Aroni, o superintendente do Senar MT Francisco Pugliesi, representantes de empresas ligadas a produção de sementes e a imprensa.

A pesquisa apontou uma produtividade média entre os locais e épocas, variando de 4.744 kg.ha-1 em Sapezal, até 7.194 kg.ha-1 em Campo Verde. Já a maior produtividade registrada foi de 9.175 kg.ha-1 em Campo Verde. Nesta safra, os ensaios foram conduzidos com 23 materiais de milho representando nove marcas comerciais.

Os experimentos foram conduzidos nas localidades de Campo Verde, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Sorriso.  Implantados com critérios científicos, conduzidos de maneira uniforme em todos os locais, oferecendo assim ao produtor rural e à assistência técnica informações idôneas e sem viés comercial, sobre os principais materiais indicados para cada região. Neste estudo são coletadas informações como produtividade, altura de planta, altura de espiga, reação ao acamamento e reação a diplodia.

O ECR teve início em 2008 no Rio Grande do Sul, em parceria com o Sistema Farsul/Senar-RS, apresentando os resultados dos ensaios de cultivares de trigo e soja. Em 2022, chegou ao Mato Grosso com os estudos da rede experimental de soja, apresentados no mês de maio, também com a parceria de APROSMAT e Senar/MT, patrocinadores do projeto.

            Os resultados do primeiro Ensaio de Cultivares em Rede de Milho estão disponíveis para consulta no site www.fundacaoprosementes.com.br/ecr e também no formato revista, distribuída pela Aprosmat e Senar/MT aos produtores e sindicatos rurais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundação Pró-Sementes

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =