Aprosmat promove de Curso de Operadores de Unidade de Beneficiamento de Sementes

_DSC23941

As aulas foram ministradas pelos professores Francisco Amaral Villela e Leopoldo Baudet (PHd) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

 

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) promoveu nos dias 29 e 30 de julho, o Curso de Operadores de Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS). A capacitação teve o objetivo de promover o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no setor sementeiro mato-grossense.

 

O curso foi divido em duas partes, o primeiro dia, com aula teórica, realizado em Rondonópolis na sede da Associação dos Agrônomos e o segundo, com aula prática, realizado na UBS da empresa Sementes Petrovina, na região da Serra da Petrovina, no município de Pedra Preta. Ao todo houve a participação de 50 pessoas das cidades de Campo Novo do Parecis, Sapezal, Itiquira, Primavera do Leste, Guiratinga, Campo Verde, Alto Taquari, Alto Garças, Rondonópolis e Pedra Preta. Os participantes atuam direta ou indiretamente no beneficiamento de sementes.

 

As aulas foram ministradas pelos professores Francisco Amaral Villela e Leopoldo Baudet (PHd) ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os dois são considerados os maiores especialistas em ciência e tecnologia de sementes do Brasil.

No curso de pós-colheita em sementes de soja foram abordados aspectos principais com relação a momento de colheita, métodos de secagem, principio básicos de beneficiamento, limpeza, classificação e armazenamento de sementes de soja. Desde retirada do campo a comercialização.

“Primeiro dia foram abordados aspectos teóricos e práticos de qualidades de sementes, principais métodos e secagem sementes de soja e princípio beneficiamento de sementes. Fluxograma recomendado para a limpeza e classificação de sementes de soja. No segundo, foi aplicada a parte prática, em uma UBS, envolvendo armazenamento e seleção de peneiras, regulagem diária de peneiras, classificador, padronizador e mesa de gravidade”, explicou Vilella.

Segundo Leopoldo Baudet, o setor de sementes é muito competitivo, no qual é preciso estar presente com um produto de alta qualidade. “A principal observação que faço, é a seguinte: semente se faz no campo, a semente não se faz na UBS. Os grandes problemas enfrentados na UBS são criados por problemas ocorridos na lavoura. Na realidade, a UBS, que, normalmente é a vitrine da empresa, não pode fazer milagre, mas são necessários profissionais de qualidade para elas funcionarem adequadamente”, ressaltou Baudet.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + onze =