Aprosmat faz doação de sementes para pequenos agricultores e recebe selo de empresa sustentável

_DSC8428
A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) realizou ontem (04/03), na sede da entidade, solenidade de entrega de 30 sacas de sementes forrageira, de variadas cultivares para a Secretaria Municipal de Agricultura de Rondonópolis. As gramíneas serão distribuídas entre pequenos produtores da região Sul.
O vice-presidente da Aprosmat, Pierre Patriat, explicou como iniciou a parceira para a concessão das sementes que antes eram descartadas. “A idéia de fazer a doação surgiu ano passado. Logo pensamos na Secretaria de Agricultura, que com certeza saberá fazer a distribuição certa”, disse. A quantidade de sacas doadas é o suficiente para semeadas até 100 hectares. Se convertido em valor comercial, tem-se de 8 a 10 mil reais.
O secretário Municipal de Agricultura, Renato Mendes, elogiou a iniciativa da entidade e destacou a importância da ação para a agricultura familiar. “É uma grande satisfação receber essa da Aprosmat. Temos certeza da qualidade destes lotes que conseqüentemente vão significar uma melhora no rebanho, uma melhora na produtividade leiteira”, expressou. De acordo com o secretário, 30 famílias serão beneficiadas com as sacas cedidas.
As sementes doadas são provenientes de amostras que foram encaminhas durante o ano de 2014, pelos associados e clientes da Aprosmat, para realização de testes de qualidade: germinação, vigor e pureza. O lote de sementes está em ótimas condições acondicionamento e pronto para ser semeado.
Selo Amigo do Catador de Rondonópolis – A Aprosmat recebeu na última terça-feira (03/03) o Selo Amigo do Catador de Rondonópolis da Associação dos Catadores de Rondonópolis. Tal certificação é concedida as empresas que fazem a gestão de seus resíduos e entregarem de cinco a dez cargas na cooperativa, dependendo do tamanho da empresa. O selo é caracterizado por um adesivo que pode ser fixado no veículo que faz as entregas e também na sede da empresa.
Segundo a auxiliar de Recursos Humanos da Aprosmat, Karina Itacaramby, a intenção desta ação foi de preservação e cuidado com o ambiente. “Nosso intuito também foi de conscientizar os colaboradores sobre a coleta seletiva, visto que a sustentabilidade faz parte dos nossos valores agindo assim com respeito ao meio ambiente. A coleta seletiva de lixo é muito importante para toda a sociedade, pois muitas pessoas que trabalham com a coleta de lixo garantem renda para a família. Diante disso, fazendo a separação do material que pode ser reutilizado, estaremos ajudando a diminuir a poluição dos solos e dos rios”, explicou.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + quatro =