2ª edição da FEBRASEM trará palestras com temas importantes para a cadeia de produção de sementes

Há poucos dias para a 2ª edição da Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM) os participantes contarão com uma extensa programação voltada para a cadeia produtiva de sementes do país. Apresentando palestras com os principais assuntos de relevância para o setor, além da exposição com empresas parceiras de inovações, tecnologia e tendências do segmento sementeiro. O evento acontece nos dias 15 e 16 de junho, no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis, Mato Grosso. 

O presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), Nelson Croda, explica que além das palestras que terão papel de ampliar o debate sobre produção de sementes, a FEBRASEM proporciona um ambiente muito favorável para a troca de experiências  “Na Feira Brasileira de Sementes em sua segunda edição teremos a oportunidade de acessar as inovações e as recentes tecnologias, e também realizar a interação com os responsáveis técnicos de todos os sementeiros participantes, com  os pesquisadores nacionais e internacionais”, disse. 

No dia 15, a primeira palestra da programação da FEBRASEM terá como tema “Biotecnologia na Agricultura: Novos avanços e seus impactos no agronegócio”, com o Drº Alexandre Nepomuceno, engenheiro agrônomo, pós-doutor em biologia molecular e pesquisador da Embrapa.

No período da tarde dentro da programação acontece a palestra “Descomplicando a Legislação de Sementes”, com o Drº Jonas Farias Pinto, gerente de Certificação da Fundação Pró-Sementes, abordará as atualizações que ocorreram nos últimos dois anos. “Falaremos sobre alguns pontos da legislação específica de sementes, o que é importante o produtor ou o responsável técnico se atentar a respeito da legislação de sementes. Buscando deixar mais claro, o que trata a legislação, o que nós temos que cumprir, obrigações do produtor de sementes relacionado a todo o processo produtivo de sementes, e para esse fim devemos estar de acordo com a legislação, que é bastante robusta, complexa e nós precisamos entendê-la ou seja descomplica-lá”, resumiu. 

Para iniciar os trabalhos do segundo dia, a palestra “Cenários Futuros do Mercado de Sementes no Brasil”, com Lars Schobinger, fundador e CEO na Blink, fazendo uma abordagem 360 graus de toda a cadeia de valor de sementes, o rearranjo da cadeia e as transformações que ocorrerão em termos de consumidor, crédito, oferta, serviços e mão de obra. “Traremos à tona os impactos sobre as principais mudanças no setor, em termos de manejo das lavouras, novas tecnologias, exigências nas escolhas do novo cliente (produtor), o que irão demandar, desafios, dores e gargalos que terão que enfrentar e valorização das sementes nesse novo cenário”, destacou. 

Finalizando a maratona de palestras e painéis da FEBRASEM, o tema “Semeando o futuro – como a inovação e a inteligência artificial vão impactar o agronegócio”, com o especialista e entusiasta do assunto Arthur Igreja.  

A FEBRASEM é uma realização da APROSMAT e abordará outros temas importantes para o setor e contará também com painel técnico em sua programação, confira:  

Programação completa do 2ª FEBRASEM.

Dia 15 

07h – Credenciamento 

08h – Solenidade de Abertura 

08h30 – Biotecnologia na Agricultura: Novos avanços e seus impactos no agronegócio -Dr Alexandre Nepomuceno 

09h15 – Overview safra 22/23 e expectativas climáticas safra 23/24 – Esp. Gregori Henrique Soares 

10h00 – Coffee 

 10h15 – Macro Cenário e Perspectivas de Mercado Soja e Milho- Ismael Menezes 

11h00 – ESG: resiliência social e preservação ambiental como meio de prosperidade econômica- Leonardo Massell Dutra 

11h30 – Oportunidades avançadas na utilização de Big Bags – do Beneficiamento ao Plantio- Gustavo Rasteiro 

 12h00 – Almoço e Visitação aos Estandes 

 14h00 – Melhoramento Genético de Soja-Enfase no estudo de quebramento e podridão de grãos – Dr Franco R. S. Muniz 

14h30 – Agricultura digital na produção de sementes – Flávio Salvadori 

15h00  – Coffee 

15h30 – IMEA – Agronegócio de MT – Cleiton Gauer 

16h00 – Descomplicando a Legislação de Sementes – Dr Jonas Farias Pinto 

17h00 – Estandes liberados para happy hour 

Dia 16 

08h00 – Cenários Futuros do Mercado de Sementes no Brasil – Lars Schobinger 

09h00 – Desafios no manejo de plantas daninhas no Cerrado e oportunidades com novas biotecnologias – Dr Felipe Ridolfo Lucio 

09h45 – Inovação Big Bag sustentável feito em resina PET Reciclada – Henrique Maxwell Basso 

 10h15 – Coffee 

10h30 – Laboratórios Aprosmat – Informes confiáveis para o setor de sementes – Dra Daniele B. Rodrigues 

11h00 – Equipamentos de Alto Rendimento no Beneficiamento de Sementes – Marco Rocha Gerry Corino 

11h30 – Tecnologia e agricultura de precisão na produção de sementes – Lindomar Macedo 

 12h00 – Almoço e Visitação aos estandes 

14h00 – As Respostas do Potencial Fisiológica de Sementes de Soja Sob Condições de Estresses  – Dra. Maria de Fátima Zorato 

14h30 – Painel Técnico – Incidência de Patógeno em Sementes de Soja – Dra. Maria de Fátima Zorato, Dra. Daniele B. Rodrigues, Dr Fernando Henning, Dr José de Barros F. Neto e Dr Jonas Pinto (mediador) 

 15h30  – Coffee 

 16h00 – Semeando o futuro – como a inovação e a inteligência artificial vão impactar o agronegócio – Arthur Igreja 

 17h00 – Happy Hour de Encerramento – Show Banda Red River 

Pavilhão 2 | Oficina – Testes rápidos de qualidade de sementes com a Professora Dra. Lilian Vanussa Madruga de Tunes (UFPel)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 1 =