APROSMAT realiza curso para operadores de secadores

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), promoveu na sede da Associação por dois dias um curso para operadores de secadores, com técnicos de empresas do segmento. O treinamento faz parte das diretrizes da APROSMAT em levar aos seus associados e empresas do setor sementeiros oportunidades de aperfeiçoamento e atualização de métodos.

O coordenador do treinamento Roque Bertoldo Ferretti, explicou a dinâmica oferecida com a reunião de empresas do segmento que atuam na cadeia de beneficiamento e armazenagem de sementes. “Nós da Sol Campo temos parcerias com a Geza, que abordará sobre funcionamento, cuidados e problemas ocasionados por erros de operação de caldeiras, já a TMSA também os mesmos aspectos na parte de secadores e na parte de silos nós vamos falar da parte de operação e de máximo desempenho do equipamento”, disse.

O diretor técnico da Geza, Paulo Hernane Caetano de Moraes, destaca a importância do pleno conhecimento dos equipamentos utilizados em uma UBS. “Abordamos o tema sobre fontes de calor, como se deve trabalhar, os problemas que podem surgir, como é feito o dimensionamento e bem como o grão se comporta diante de um ar aquecido e mostrando para os operadores os problemas com o processo sem controle de temperatura, ora com excesso, ora com baixa temperatura e quais os efeitos que isto causaria na qualidade desta semente, e qual efeito isso causaria na lavoura”, explicou.

Na parte de secadores, o engenheiro mecânico Mauro Berres representante comercial da TMSA apresentou a forma correta de manuseio dos equipamentos da marca. “Especificamente neste curso aqui na APROSMAT, nós falamos aos presentes sobre nossa máquina de limpeza e também secadores de secagem contínua, como foco na maior eficiência de limpeza com menor consumo de energia, confiabilidade, disponibilidade e vida útil dos equipamentos”, destacou.

Segundo o diretor-executivo da APROSMAT, Jeferson Aroni, o curso foi concebido para atender a demanda dos associados e assim aliar o conhecimento atualizado com a melhor eficiência nas práticas de beneficiamento de sementes. “Neste treinamento temos equipamentos que nos últimos 5 anos foram instalados e demanda de uma mão de obra qualificada e específica para este tipo de secador, então a APROSMAT definiu junto com os associados realizar este curso com a capacitação destes profissionais”, finalizou.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =