APROSMAT em parceria com IMA-MT inaugura laboratório HPLC

​Nesta segunda-feira (30/11), na sede do Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMA-MT) o agronegócio mato-grossense recebeu uma importante ferramenta desenvolvimento da cadeia produtiva, com a inauguração o primeiro laboratório HPLC do Centro-Oeste especializado em análises cromatográficas de sementes tratadas (industrial e “on farm”), o BIOMAT. O projeto é fruto de uma parceria entre a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), IMA-MT e as empresas Basf, Bayer e Syngenta.

No espaço de 100 metros quadrados, o laboratório terá capacidade de realizar análises de teor de ingrediente ativo em sementes tratadas e em defensivos agrícolas, o que segundo o vice-presidente de Grandes Culturas da APROSMAT, Jefferson Aroni, agilizará os processos de analises significativamente, além de atender com maior qualidade as regiões produtoras de sementes de soja, milho e algodão do Estado do Mato Grosso. “Inicialmente quando realizamos a pesquisa para a implantação do laboratório, observamos que apenas em São Paulo se realizava este tipo de trabalho, o que demanda muito tempo para envio de amostras e que inviabiliza estes testes. Deste modo, em um primeiro momento nós pensamos um laboratório para certificar estas sementes que são tratadas industrialmente. À seguir notamos que poderíamos realizar estas análises em diversas etapas, e o produtor que faz o tratamento destas sementes na fazenda (on farm) também pode trazer uma amostra aqui e quantificar aquele tratamento verificando se está dentro dos padrões e, por fim, também análises de produtos químicos”, disse.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, classificou como um grande avanço para a agricultura do Estado e mais uma demonstração do poder de mobilização da iniciativa privada. “Mais uma vez o setor privado mostra sua competência, onde inicia um projeto e o conclui e que vai trazer vários benefícios para o setor. Então este laboratório que tem a frente a APROSMAT além de outros parceiros envolvidos vai dar uma certificação para as sementes do Mato Grosso, que tem uma agro economia muito forte e está entre uma das maiores do mundo”, explicou.

Um importante parceiro no desenvolvimento do projeto foi o Instituto Mato-Grossense do Algodão, que disponibilizou o espaço físico para a implantação do BIOMAT.  Para o presidente executivo do IMA-MT, Álvaro Sales, o setor algodoeiro também se beneficiará com o laboratório. “O BIOMAT será muito importante para o desenvolvimento de produtos biológicos para controle de pragas, o que vai nos permitir medir conteúdos de proteínas e outras substâncias importantes no que tange ao aumento da produção, além de nos permitir evitar que, por exemplo, microrganismos que produzam alguma substância tóxica ao ser humano, nós possamos identificar e descartar mais facilmente resultando em uma maior segurança nos produtos biológicos”, comentou.

O presidente da APROSMAT, Gutemberg Carvalho Silveira explica que o projeto do primeiro laboratório HPLC da Região Centro Oeste, só foi possível pela união de esforços de instituições e empresas o que possibilitou equipamentos de alta tecnologia e a contratação de profissionais especializados. “O investimento é de cerca de 1.3 milhões de reais que está dividido entre recursos vindos do Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (FASE-MT) e empresas multinacionais apoiadoras, e depois de três anos este projeto se torna realidade e será de extrema importância para todos os agricultores do Estado e região, com um suporte e garantia de que o produto e a tecnologia que ele está utilizando é a correta”, finalizou.

O BIOMAT fica localizado na cidade de Rondonópolis e contará com uma pesquisadora responsável e realizará outros serviços como a de análises do teor de produtos formulados utilizados na lavoura para o tratamento de sementes e para a manutenção das áreas.​

 

Clique aqui para assistir ao vídeo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =