Aprosmat chega aos 39 anos de criação e se consolida na vanguarda de analises de sementes no país

Com atuação destacada no setor sementeiro de Mato Grosso, a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso – Aprosmat, segue a missão de consolidar e dar suporte por meio de pesquisas a cadeia produtiva de sementes do estado. No mês de junho, a Associação completa 39 anos de criação, desde 10 de junho de 1980 a Aprosmat segue em uma curva crescente de evolução técnica e de ferramentas que vem auxiliando os atuais 40 associados.

O investimento em subsidiar de todo tipo de informações os produtores de sementes passa pela implantação de três laboratórios, sendo o laboratório de análise de sementes, laboratório de nematologia e laboratório de patologia, como de sementes responsável por análises da qualidade na fase de pré-colheita, verificação da qualidade, análise de produção e acompanhamento pós-venda e que Recentemente foi admitido como membro da International Seed Testing Association (ISTA). A ISTA foi fundada em 1924, com o objetivo de desenvolver e publicar procedimentos padrões no campo de testes de sementes, a ISTA está intrinsecamente ligada à história do teste de sementes. Com laboratórios membros em mais de 70 países com economias distintas em todo o mundo.

Com objetivo de aproximar, ainda mais o produtor e as empresas que comercializam sementes de soja associadas a Aprosmat, foi criado um canal de comunicação, a OUVIDORIA, onde a Aprosmat recebe a reclamações, denúncias de sementes piratas ou feedback de como se deu a entrega de a semente direto ao canal competente. Esta ferramenta oferece três meios de utilização, pelo telefone via 0800-580-0260, pelo WhatsApp (011) 970055-9331 e por aplicativo de celular que pode ser baixado na Google Play para sistema android ou para Iphone na AppStore.

A capacitação de profissionais da própria Aprosmat e associados que lidam diretamente com as sementes, também é uma preocupação da entidade, que realiza periodicamente cursos para analistas de sementes de algodão e soja, ministrados por pesquisadores renomados na área de sementes. Um exemplo disso foi o curso de avaliação da qualidade fisiológica de sementes de algodão e noções de tetrazólio em Soja, no mês de fevereiro deste ano que contou com pesquisadores renomados.

Para difundir todo o portfólio de conhecimento nestes 39 anos e também trazer o que há de mais recente em pesquisa sobre sementes, a Aprosmat promove já na sua segunda edição uma rodada técnica que percorreu as principais regiões produtora de sementes de Mato Grosso, com palestras de pesquisadores com muito conhecimento a ser repassado aos participantes.

No ano passado, a Aprosmat também investiu no desenvolvimento humano por meio de uma rodada de palestras motivacionais com o multicampeão da vela, Lars Grael. O evento passou por seis cidades levando uma perspectiva diferente sobre as dificuldades enfrentadas dentro da lavoura e fazendo um paralelo do que o desportista passou em sua vida.

Para acompanhar as tendências mundiais, a Aprosmat proporciona aos seus associados missões internacionais, como CSS 2018 & Seed Expo, em Chicago, no estado americano de Illinois. Com programação de palestras, exposição de maquinas, reuniões com multinacionais, ampliando assim a rede de networking dos integrantes do grupo ligadas ao setor sementeiro.

O presidente da Aprosmat, Gutemberg Carvalho Silveira ressalta o trabalho em prol do agronegócio realizado nestes 39 anos e o empenho em manter a excelência no desenvolvimento do setor sementeiro em Mato Grosso. “A Aprosmat caminha junto com o crescimento do agronegócio no estado e ver como a associação cresceu em tamanho, capacidade técnica e na área de análise de sementes, inclusive com reconhecimento internacional. Isso nos enche de orgulho e animo para seguir para os próximos desafios que a produção de sementes nos apresenta a cada ano”, disse.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 11 =