Publicação apresenta o desempenho das principais cultivares de milho na safra 2022/2022 no Mato Grosso

No dia 01 de setembro de 2022, a Fundação Pró-Sementes, em parceria com a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MT), realizam o lançamento do primeiro Ensaio de Cultivares em Rede de Milho do Mato Grosso (ECR Milho MT – safra 2022/2022). A coletiva de imprensa será realizada em formato híbrido, sendo presencial na sede da APROSMAT em Rondonópolis e também via plataforma Zoom.

A publicação traz o desempenho de 23 materiais de milho, dentre as nove marcas comerciais mais representativas no centro-oeste do país. Neste ano os ensaios foram conduzidos em quatro locais, sendo: Campo Verde, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Sorriso.

Partindo do princípio de que uma boa colheita começa com a escolha correta da semente, o principal objetivo do Ensaio de Cultivares em Rede é auxiliar na escolha da cultivar a ser semeada pelos agricultores na safra seguinte. Os experimentos foram conduzidos de maneira uniforme nos locais selecionados, oferecendo ao produtor e à assistência técnica informações idôneas e sem viés comercial, sobre as principais cultivares indicadas para cada região. Nos estudos são avaliados diversos parâmetros, como produtividade, altura de planta, altura de espiga, reação ao acamamento e reação a diplodia.

O ECR teve início em 2008 no Rio Grande do Sul, em parceria com o Sistema Farsul/Senar-RS, apresentando os resultados dos ensaios de cultivares de trigo e soja. Em 2022, chegou ao Mato Grosso com os estudos da rede experimental de soja, apresentados no mês de maio, também com a parceria de APROSMAT e SENAR/MT, patrocinadores do projeto. Os resultados do primeiro Ensaio de Cultivares em Rede de Milho estarão disponíveis para consulta no site www.fundacaoprosementes.com.br/ecr e também no formato revista, que será distribuída pelo SENAR/MT aos produtores e sindicatos rurais. 

fonte: Ascom Fundação Pro Sementes

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =