Com parceria de instituições curso forma novos operadores de empilhadeira na região sul

 

Uma parceria entre Sindicato Rural de Rondonópolis, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR MT), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) e Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA-MT), promoveu entre os dias 25 e 28 de outubro um curso de capacitação para operação de empilhadeira, seguindo normas da legislação vigente.
Na oportunidade, um grupo de 13 colaboradores de fazendas da região e pessoas da comunidade interessadas em se capacitar participaram do curso com 32 horas de aulas teóricas e práticas na sede do IMA-MT, em Rondonópolis. Entre eles, o morador de Itiquira, no distrito de Garça Branca, Fernando Augusto Pereira dos Santos que destacou a qualidade do curso e disse que será um diferencial muito grande para aqueles que o fizeram na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. “Expandiu o campo de horizontes para novas oportunidades, sem dúvidas, com a capacitação o aluno fica bem mais preparado para se candidatar para um emprego de operador de empilhadeira, em um setor muito competitivo”, destacou.

O mobilizador do Sindicato Rural de Rondonópolis, Fábio Borges, explica que este tipo de curso é tão concorrido que só é possível por meio das parcerias entre as instituições, como no caso da APROSMAT, IMA MT E SENAR.  “Já disponibilizamos este mesmo curso em outras ocasiões que estes parceiros, com os resultados foram excelentes onde as pessoas que fizeram o curso vão até o sindicato para agradecer, pois conseguiram depois do curso uma vaga no mercado de trabalho Assim é uma parceria que gera resultado e é muito gratificante”, finalizou.

A APROSMAT é um dos parceiros no projeto de capacitação de profissionais para o setor do Agro, e segundo o Diretor Executivo da Associação Jefferson Aroni, mais cursos para a área devem ser disponibilizados nos próximos meses. “Um dos objetivos da APROSMAT é trazer qualificação junto aos nossos associados por meio destes cursos. Esse curso de operador de empilhadeira é uma iniciativa nossa e também dá início a uma nova fase da parceria com o Sindicato Rural de Rondonópolis, SENAR MT e o IMA MT e teremos novos treinamentos com instrutores capacitados nos próximos meses”, destacou.

O conteúdo programático do curso de operador de empilhadeira contemplou as Normas regulamentadoras da atividade: NR 11 e NR 6, como: Segurança e saúde no trabalho (utilização de EPI e EPC), conceito e histórico da Empilhadeira, componentes da empilhadeira, ponto de apoio, implementos (acessórios), classificação dos tipos de empilhadeiras, direção e articulação da máquina, deslocamento, movimentação e estacionamento, equilíbrio da carga conforme a empilhadeira, tabela de carga da máquina, equilíbrio frontal e lateral da máquina, centro de gravidade da máquina, ponto de equilíbrio da máquina e centro da carga, simbologia, transporte, empilhamento e desempilhamento da carga e Regras de circulação e cálculo de corredor.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − 4 =