A semente como alicerce da produção

O Diretor Executivo da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso – Aprosmat – Jefferson Aroni traça um panorama das ações e investimentos técnicos da entidade para o avanço no mercado.

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso, a Aprosmat, foi criada em 10 de junho de 1980 tendo como seu principal objetivo incentivar e expandir o comércio de sementes no Estado de Mato Grosso.

 

Sua atividade é orientar e divulgar aos seus associados os fatores importantes do setor como leis, portarias, notícias, informações técnicas e, principalmente, defender os interesses dos associados junto aos poderes públicos e demais entidades e órgãos de classe.

 
Arquivo pessoal

Jefferson Aroni, Diretor Executivo da Aprosmat.

A entidade busca contribuir com o desenvolvimento do setor sementeiro, por meio de soluções diplomáticas e processos de qualidade. Segundo o Diretor Executivo da Aprosmat Jefferson Aroni o mercado de semente soja e forrageiras vem crescendo anualmente devido ao aumento da área cultivada no Mato Grosso. “O produtor de sementes vem fazendo investimentos e atualizações das unidades de produção e beneficiamento, assim consegue atender demanda anual de sementes com quantidade e qualidade para o produtor de Mato Grosso”, destaca em entrevista exclusiva.

 

De acordo com Aroni, o produtor de sementes se atualiza e investe no conhecimento de sua equipe técnica. “Temos na Aprosmat alguns treinamentos que ajudam o produtor de sementes em diversas áreas, sendo na parte técnica, na operacional, mas o treinamento é constante nesse segmento e também na segurança de trabalho. O produtor de semente está sempre atento com relação a estes treinamentos. A semente é um alicerce de toda a produção”, afirma.

 

Acompanhe na sequência a entrevista na íntegra.

 
Em 42 anos de atividade, completos em 2022, quais são as principais vitórias que o Sr. considera pela entidade?

Neste período o estado de Mato Grosso saiu de 120 mil hectares de área cultivada para 11 milhões. O estado passou de 33 sacas em média para 59 na última safra colhida. Isso aconteceu devido ao trabalho de pesquisa e investimentos realizado na agricultura mato-grossense e a Aprosmat participa ativamente destas atividades.

 
O Sr. acredita que a entidade caminha junto com as demandas do mercado? Sim, estamos sempre acompanhando as novas tecnologias disponíveis para agricultores.
 
Ciência e dedicação no campo caminham juntas com a Aprosmat? Fale-me sobre os quatro laboratórios da entidade. A Aprosmat possui quatro laboratórios. O Laboratório de Sementes, que hoje é o maior da América Latina em análises, no qual realizamos todos os testes disponíveis e credenciados pelo Ministério da Agricultura.
Nós temos o Laboratório de Nematologia, um grande laboratório que realiza análises para o Brasil todo. Esse laboratório quantifica e identifica os nematoides. Temos também o Laboratório de Sanidade e em 2020 inauguramos o Laboratório de HPLC.
Então, são quatro laboratórios que atendem a todo o segmento de sementes e também o produtor rural que as utiliza e que queira também fazer suas análises. O Laboratório de Sementes está fazendo o credenciamento no ISTA (International Seed Testing Association, associação sem fins lucrativos de laboratórios de análise de sementes e de profissionais criada em 1924 e que opera sob a gestão dos governos dos países membros), um credenciamento internacional e, assim que for finalizado, este será o primeiro laboratório do tipo no Brasil com sementes de soja com este credenciamento, priorizando sempre a atualização e o aperfeiçoamento das análises.
 
Como está o mercado para os produtores de sementes, como as empresas e entidades estão buscando se encaixar na atual demanda de mercado e qual é essa demanda? O mercado para soja e forrageiras, vem crescendo anualmente devido ao aumento da área cultivada no Mato Grosso. O produtor de sementes vem fazendo investimentos e atualizações das unidades de produção e beneficiamento, assim consegue atender a demanda anual de sementes com quantidade e qualidade para o produtor do Mato Grosso.
 
O Sr. considera que a qualificação técnica da produção de sementes está alinhada com o que o produtor precisa e o mercado exige? E como as empresas do setor se inserem neste contexto? A qualificação técnica é muito importante para a produção de sementes. O produtor se atualiza e investe no conhecimento de sua equipe técnica. Temos na Aprosmat alguns treinamentos que ajudam o produtor de sementes em diversas áreas, sendo na parte técnica, na operacional, mas o treinamento é constante nesse segmento e também na segurança de trabalho. O produtor de semente está sempre atento com relação a estes treinamentos. A semente é um alicerce de toda a produção. Se não tivermos a semente, nós não realizamos o plantio. Então, a semente é o principal insumo, um investimento que o produtor faz para que ele tenha um bom plantio dentro das condições de clima, que também são importantes, precisamos da chuva, com seu início em setembro e outubro. É com a semente que a gente começa a cultivar uma lavoura.
 
O tratamento de semente, como parte importante da produção, tem este reconhecimento e importância pelos produtores?

O tratamento de sementes passou nos últimos anos por uma modernização muito importante, desde os produtos utilizados até os equipamentos para que essa semente seja tratada. Então, temos o tratamento industrial hoje que é feito pelo próprio produtor onde ele já consegue entregar a semente tratada e inoculada.

Isso é uma vantagem muito grande porque ele recebe a semente pronta para fazer o plantio e também com a segurança de dosagem, até porque são máquinas extremamente precisas para fazer esse tratamento e que garantem, assim, a quantidade de princípio ativo para a proteção inicial do cultivo, seja de soja, forrageiras, algodão ou qualquer cultura. Mas o tratamento de sementes passou a ser fundamental e nos últimos anos registrou um incremento da tecnologia com uma precisão muito grande.

link original: https://www.soloseedcast.com.br/post/a-semente-como-alicerce-da-producao

fonte: www.soloseedcast.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 15 =