APROSMAT prestigia as comemorações dos 10 anos do Código Florestal Brasileiro

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), representada por parte de sua diretoria, participou das comemorações referentes aos 10 anos da promulgação do Código Florestal Brasileiro, em Brasília (DF). O evento foi organizado pela Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), que contou com a presença de deputados federais, senadores, autoridades e representantes do setor agropecuário. A celebração homenageou personalidades que fazem a diferença para o agro. Apresentou também uma exposição que contou a trajetória do processo de aprovação da Lei no Congresso Nacional.

O presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), comemorou o resultado do trabalho do Código Florestal e de outros projetos liderados pela Frente. De acordo com o parlamentar, nada seria possível sem o apoio técnico do Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e dos demais parlamentares ligados ao setor. “Muito do que nós estamos comemorando aqui é resultado do trabalho de todos que estão aqui. Não podemos esquecer da FPA, do IPA com o apoio técnico, e de todos os que se dedicam ao setor agropecuário diariamente. É motivo de muita honra servir à sociedade brasileira e ao meu país. Poder representar as causas do nosso povo brasileiro, em especial do produtor rural”, disse.

O deputado afirmou que uma das metas do Código é produzir alimentos, ponto em que o Brasil, segundo ele, é um gigante mundial. “Nós tivemos mulheres e homens gigantes que aprovaram o Código Florestal, que alimentam a todos os brasileiros e ainda são responsáveis por exportar os excedentes a mais de 200 países. O sucesso desta Lei é exemplo para o mundo”, completou.

Citado por Sérgio Souza, o presidente do IPA, Nilson Leitão, parabenizou os parlamentares que participaram do processo de criação e aprovação do Código Florestal e destacou o árduo trabalho realizado dentro e fora do Congresso Nacional. “A lei é um divisor de águas para o país”. Nilson Leitão entende que o momento é de agradecer a FPA pelos trabalhos realizados durante todos esses anos. “As conquistas nesse período de dez anos foram fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, que gera renda e trabalho. O Brasil é o país do agro e prova isso a cada conquista”.

A ex-ministra da Agricultura, e deputada federal, Tereza Cristina, que recebeu o prêmio Moacir Micheletto de Personalidade do Ano, ressaltou o trabalho desenvolvido pela bancada.“Quero dividir com toda a FPA esse troféu que pertence a todos que se dedicam pelo desenvolvimento do nosso país. São mais de 6 milhões de cadastros no CAR que precisam ser analisados e aí sim, estaremos com o nosso meio ambiente resolvido, com segurança e sendo exemplo para o mundo”, explicou.

O ministro da Agricultura, Marcos Montes, afirmou que a importância do Código consegue ultrapassar diversas barreiras e atinge também questões de segurança alimentar. Segundo ele, “pode-se bater no peito e dizer que somos a potência agroambiental que todos sonham em ser”.

A comitiva da APROSMAT foi composta pelo presidente Gutemberg Silveira, o vice-presidente da Associação Luiz Américo da Costa, o diretor Nelson Croda e pelo associado Lucindo Zamboni Júnior, que atualmente é presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =