APROSMAT participa das comemorações dos 49 anos da Embrapa

Embrapa comemora 49 anos e reforça o protagonismo da ciência agropecuária brasileira

 

A APROSMAT participou no último dia 27 de abril da solenidade do 49º aniversário da Embrapa, em Brasília. O evento contou com a presença de autoridades governamentais, parlamentares, lideranças de instituições do agro nacional e parceiros. A APROSMAT foi representada pelo presidente Gutemberg Carvalho Silveira. Na oportunidade também foram apresentados os resultados no Balanço Social da Empresa de 2021, e a   atualização da plataforma Visão do Agro (que traça tendências de futuro para o agro brasileiro), por fim os lançamentos de novas soluções tecnológicas e de assinaturas de novas parcerias estratégicas.

Criada em 26 de abril de 1973, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações voltadas para a agropecuária brasileira.

Na agricultura familiar, na análise rápida da qualidade da carne ou alertando os produtores quanto ao clima, solo e ciclos de cultivos. Não importa o problema, a resposta, muitas vezes, chega por ela: a Embrapa. Criada em 26 de abril de 1973, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações voltadas para a agropecuária brasileira.

São quase 3 mil pesquisadores em seus centros de pesquisa distribuídos em quase todos os estados do Brasil. Entre dezenas de indicadores, é a responsável por dobrar a produção de café nos últimos vinte anos.

Nos últimos quarenta anos: aumento de 509% na produção de grãos com elevação de duas vezes na área plantada; sete vezes a produção de leite; 60 vezes a produção de carne de frango; 100% rebanho bovino – com diminuição relativa da área de pastagem;

Durante esses 49 anos, o país passou por uma verdadeira revolução no campo, fruto do trabalho conjunto com instituições estaduais de pesquisa e extensão, universidades e setor produtivo, que apostaram em tecnologias geradas pela pesquisa e ajudaram a mudar o cenário brasileiro com incremento de produção, de produtividade e impulsionando a competitividade, com sustentabilidade.

Fatores que fazem o Brasil ser hoje referência em ciência, tecnologia e inovação, além de ser um dos líderes mundiais na produção de alimentos, com exportações para cerca de 170 países.

Nossa singela homenagem à Embrapa pelos 49 anos de existência. Um agradecimento especial a todos os pesquisadores que contribuíram para alavancar e desenvolver a agropecuária brasileira.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 6 =