APROSMAT e parceiros lançam primeira publicação de ECR de Soja em Mato Grosso

 

A Associação de Produtores de Semente de Mato Grosso (APROSMAT), em parceria Fundação Pró-Sementes e o Serviço Nacional Aprendizagem Rural (SENAR-MT) realizou de forma virtual nesta segunda-feira (02), o lançamento e a apresentação à imprensa dos resultados da primeira publicação de Ensaios de Cultivares em Rede (ECR®) de soja conduzidos em Mato Grosso.

O presidente da Aprosmat, Gutemberg Carvalho da Silveira, destacou a parceria formada com a Fundação Pró-Sementes juntamente com o Senar-MT e avaliou de forma positiva a condução da pesquisa. “Esse trabalho vai auxiliar muito o setor de grãos norteando na escolha que o produtor poderá fazer das variedades de cultivares, tanto de milho quanto de soja, e assim a APROSMAT não poderia ficar de fora de um projeto de tamanha relevância para o Agro”, disse.

O diretor da APROSMAT, Nelson Croda, ressaltou a importância estratégica que o ECR de Soja em Mato Grosso para o produtor, que além de poder analisar com dados técnicos e científicos as 40 cultivares, Croda enfatiza que a publicação não poderia ser mais atual. “Hoje temos muitas cultivares e tecnologias novas e recém-lançadas no mercado, com isso nem o próprio sementeiro conhece estes lançamentos a fundo direito. Então a APROSMAT junto com os parceiros levou esta pesquisa a campo e assim extraindo destas cultivares o melhor de seu potencial, através de uma recomendação perfeita tanto de stande, como época de plantio e a melhor cultivar para determinada região”, explicou.

A apresentação dos números de desempenho de 40 cultivares de soja, obtidos em duas épocas diferentes, em cinco municípios de Mato Grosso, ficou a cargo da gerente de Pesquisa da Fundação Pró-Sementes, Kassiana Kehl, que também coordenou os Ensaios em solo mato-grossense. “O Mato Grosso tem muitas particularidades, pois é um estado enorme. Então é um grande desafio para nós como profissional e representante da área de pesquisa da Pró-Sementes estar podendo participar deste pontapé inicial e é uma enorme satisfação. É uma publicação onde nós temos a oportunidade de verificar o comportamento deste grupo de cultivares, com variação de local e de tempo, o que garante informações bem valiosas ao sojicultor, onde ele vai poder buscar não só a questão de produtividade, mas também de ciclo, de comportamento de materiais em relação à mancha alvo, reação ao acamamento, altura de planta e peso de mil sementes”, destacou.

A primeira edição de Ensaios de Cultivares em Rede (ECR®) de soja conduzidos em Mato Grosso, poderá ser adquirida de forma gratuita na versão impressa nos Sindicatos Rurais do estado, ou na versão digital nos sites da APROSMAT, Fundação Pró-Sementes e Senar-MT, também sem custo nenhum para o produtor rural.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + oito =