APROSMAT realiza curso de treinamento para Analistas de Sementes de Forrageiras  

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso, (APROSMAT) realizou mais uma capacitação para responsáveis técnicos e de laboratórios que fazem parte das empresas associadas e também para a comunidade em geral, com um curso teórico-prático para Analistas de Sementes de Forrageiras, que ocorreu nas dependências da sede da Associação em Rondonópolis e também em Tangará da Serra.

O presidente da APROSMAT Gutemberg Silveira, explicou que o curso tem o objetivo de treinar os profissionais deste setor que compõe Associação, e subsidiado por recursos do Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Sementes (FASE-MT). “A área de forrageiras dentro da APROSMAT conta com um comitê que desenvolve as atividades sob demanda e também com a avaliação deste comitê, e assim são promovidas capacitações técnicas e também de legislação que é muito importante, como a nova instrução normativa”, destacou.

O curso foi ministrado pela engenheira agrônoma Sandra Dias Ferreira e detalhou o papel do analista de forrageira no processo de produção de sementes, sendo responsável pela validação da semente que entra em uma empresa e que emite um boletim atestando o controle de qualidade e também de comercialização. “O curso visa capacitar os analistas e engenheiros agrônomos para saber interpretar a regra de analise, assim fazendo as análises de pureza, germinação, identificação de outras espécies, o teste de tetrazólio e o de vigor”, disse.

Turma do curso em Tangará da Serra

Um dos participantes da capacitação foi o gerente de produção e beneficiamento da Araguaya Sementes Igueney Francisco, que relatou ter aproveitado os três dias de curso, com muito aprendizado e informações. “Foi muito importante este treinamento que tivemos, por que pudemos passar por todas as etapas de analise com a parte teórica e na pratica, pois muitas vezes nós que trabalhamos dentro de uma UBS não tínhamos noção de como funcionavam os procedimentos dentro do laboratório, e assim foi um aprendizado de grande valor para a gente”, falou.

Para a analista de controle de produção da Boa Forma Sementes Raylane Silva da Cruz, a oportunidade de obter mais conhecimento em sua área será de fundamental importância para o desenvolvimento de suas rotinas na empresa. “Foi uma experiencia incrível, com bastante conhecimento onde pudemos atualizar nossas práticas e conhecer novas tendencias que estão sendo colocadas no mercado. E para mim foi bastante proveitoso, pois tirei muitas dúvidase obtive muito conhecimento”, finalizou.

Abertura do curso em Rondonópolis

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *