APROSMAT promove encontro técnico com tema Estratégias de Dessecação na Produção de Sementes de Soja

 

A Associação de Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) promoveu nesta sexta-feira (28), um encontro técnico na sede da Associação em Rondonópolis, com o tema “Estratégias de Dessecação na Produção de Sementes de Soja”, apresentada pelo pesquisador e consultor de Agronegócio,  Alexandre Gazolla, e contou com a participação de associados na forma presencial e on-line.

Por quase duas horas, o doutor em sementes debateu com os participantes sobre a dessecação na pré-colheita de campos de sementes, com a explanação dos estágios ideais para este importante processo priorizando o máximo peso de grão e a máxima qualidade fisiológica, destacando a importância da identificação da maturidade fisiológica entre os campos e respeitando  a variabilidade entre plantas e as áreas. “Observando este time de aplicação e utilizando os produtos recomendados com a dosagem correta, nós conseguimos uma antecipação de colheita muito considerável. Quando falamos em antecipação de colheita e pós-aplicação no momento correto, que é o que estamos recomendando que é a maturidade fisiológica”, comentou.

Os indicadores de maturidade fisiológica que Gazolla comentou, rendeu um bom debate durante a palestra junto aos presentes. “ O estágio fisiológico L 7.3, onde nós temos mais de 73% de folhas, hastes e legumes amarelos, com as sementes se desligando do legume, e também outros indicadores como os nódulos setecentos principalmente, então estes são os pontos que devemos observar na área para tomar a decisão, ou seja, aplicou na maturidade fisiológica você terá resultado muito bom em redução de grãos verdes, em menos danos por umidade, menos dano mecânico lá no processo de colheita, e terá lotes com maior vigor e germinação”, finalizou.

O Diretor Executivo da APROSMAT, Jefferson Aroni destaca a importância do tema e o compartilhamento de conhecimento, que no momento de decisão pode auxiliar o associado. “O objetivo da APROSMAT é trazer o melhor conteúdo para municiar de informação o  associado, no melhor momento da dessecação e da colheita da semente. Então estamos sempre aperfeiçoando, trazendo novidades e atualizando o nosso associado para que ele possa ter sucesso na sua colheita de sementes e de grãos”, concluiu.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 11 =