Líderes e operadores de UBS’s são capacitados pela APROSMAT

Durante quase uma semana, a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) realizou em duas etapas um curso de atualização e capacitação técnica para líderes e operadores de Unidade de Beneficiamento de Sementes de Soja (UBS). Os eventos foram ministrados pelos professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Francisco Vilela e Geri Eduardo Meneghello.

Na abertura dos trabalhos, o Diretor Executivo da APROSMAT, Jefferson Aroni destacou a dinâmica e a qualidade do conteúdo ministrado para os líderes e operadores das UBS’s de Soja dos associados. “Nós realizamos uma agenda de dois dias para os líderes e mais dois para os operadores, com momentos dedicados para parte teórica e depois uma aula de campo com a visita a uma unidade beneficiamento de semente. Então serão dias de curso e treinamento junto aos colaboradores de nossos associados”, disse.

O Coordenador do Comitê dos Responsáveis Técnicos da APROSMAT, Ivan Carlos Riero, explicou que o curso para líderes de UBS é inédito no portfólio de capacitações da Associação. “O objetivo foi treinar os encarregados, gestores e gerentes de UBS, que são os líderes dentro da unidade dando ênfase na qualidade da semente, empregando a metodologia e métodos que ele pode utilizar no trabalho junto com os operadores na busca da otimização das atividades dentro da UBS, sempre com foco na qualidade da semente de nossos associados”, comentou.

Com foco na qualidade das sementes produzidas por seus associados, o conteúdo principal das palestras era voltado para os procedimentos e práticas para que todo o processo dentro da UBS priorize este cuidado, como explica o professor e pesquisador, Geri Eduardo Meneghello. “Sem dúvida nenhuma para se produzir sementes, nós precisamos de pessoas, que fazem diversas atividades, quer seja a campo quer seja em trabalhos pós-colheita, e exatamente em atividades pós-colheita, e falamos para este grupo de líderes sobre as funções e os processos que podem ser melhorados por elas, para que suas ações refletem na produção de semente com maior qualidade”, completou.

Segundo o professor Francisco Vilela estas boas práticas no pós-colheita são fundamentais para a manutenção da qualidade. “Para preservar esta qualidade nós precisamos preparar esta semente, e este preparo ocorre dentro da UBS, no que tange a secagem e beneficiamento. E quem são os responsáveis por esta tarefa, os operadores de beneficiamento de sementes e é fundamental que ele tenha um conhecimento, a formação, o princípio de funcionamento dos equipamentos e como operá-los maximizando a eficiência preservando a qualidade das sementes”, finalizou.

O curso de atualização e capacitação técnica para líderes e operadores de Unidade de Beneficiamento de Sementes de Soja (UBS), ocorreu no auditório da APROSMAT e também no auditório do Sindicato Rural de Rondonópolis.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =