Aprosmat realizou a 5ª edição do curso de formação de amostradores de sementes

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) realizou nos dias 30/09 e 01/10, o quinto curso de formação de amostradores de sementes tem como o objetivo garantir técnicos capacitados a fim de cumprir exigências legais de amostragem de sementes.

A professora Drª Maria Laene Moreira De Carvalho da Universidade Federal de Lavras, que foi uma das integrantes da equipe de instrutores do curso, explicou a função do amostradores de sementes. “Seguindo os princípios básicos da amostragem, que é homogeneidade do lote e amostra representativa, o amostrador vai retirar uma amostra que reflita as características  deste lote, isso é fundamental porque todos os testes que realizamos são destrutivos, então temos que nos basear na inferência estatística pois retirando uma amostra tirar conclusões sobre o lote”, comentou.

Já para o participante do curso Thiago Pilon, os dois dias de aprendizado serviram para absorver o máximo de informações possíveis repassadas pelos especialistas convidados pela Aprosmat. “Foi uma oportunidade excelente para conhecer e aprofundar uma pouco mais sobre o tema, ainda mais podendo conhecer os maiores conhecedores da área e dividir o conhecimento conosco foi sensacional”, disse.

Com mais esta turma de amostradores de sementes qualificada, a Aprosmat segue desempenhando o seu papel de promover e difundir o conhecimento das boas práticas na produção de sementes, o vice-presidente da associação, Jefferson Aroni explica como foi possível à realização do curso. “São recursos do Fase e por meio disso nós viabilizamos estes cursos de aperfeiçoamento e atualização da cadeia do setor produtivo de sementes, então são vários tipos de ações que Fase está presente seja aperfeiçoando, atualizando e investindo na cadeia de sementes”, finalizou.

Também fizeram parte do corpo de instrutores o professor mestrado em Agronomia, João Almir de Oliveira e o professor doutor, Renato Mendes Guimarães ambos da Universidade Federal de Lavras.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + sete =