Pesquisa de herbicidas para controle de ervas daninhas em folhas e campos de sementes de forrageiras

O engenheiro agrônomo Valternir José Carlin apresentou na manhã de hoje (26/09) resultados da pesquisa de herbicidas para controle de ervas daninhas em folhas e campos de sementes de forrageiras para os membros do Comitê de Sementes de Forrageiras da Aprosmat. O objetivo principal do projeto é a avaliação de controle e seletividade de diferentes herbicidas a quatro espécies de plantas daninhas em duas espécies de gramíneas forrageiras (brachiaria).

Segundo Carlin, a pesquisa é um trabalho de avaliação de graminicidas seletivos a algumas espécies de capim. “Este trabalho é para um grupo de produtores de sementes de gramíneas, braquiárias e de panicuns filiados a Aprosmat, onde eles têm algumas ocorrências de plantas daninhas de folhas estreitas e como estes dados não existem praticamente nós fizemos estudos de avaliação de herbicidas que possam ter seletividade e que tenham controle em cima destas gramíneas. Então ele é um estudo relativamente complexo, porque você tem que controlar plantas de folhas estreitas em cima de uma espécie de folha estreita, onde é estudado doses, condições de clima e outros fatores para que não se tenha fitotoxidez alta e ter o controle da planta daninha e que a espécie de capim sobreviva e se instale”, explicou.

Ainda de acordo com o pesquisador, este o segundo ano que o estudo realizado. “Nele avaliamos quatro espécies de capim, a Brachiaria Marandu, Brachiara Hibrida Ibiporã e dois Panicuns, o Tamani e o Zuri e quatro a cinco espécies de plantas daninhas de folhas estreitas que são as mais comuns para estes produtores. No nosso primeiro ano, fomos mais às escuras e mais baseados nas informações baseadas nos produtores e alguma experiência nossa. No segundo ano nós já filtramos muito mais os dados e temos mais doses e mais sugestões ou possibilidades herbicidas possíveis de serem usados. Então para cada uma das espécies de plantas daninhas de hoje nós temos no mínimo um produto que é seletivo e que é possível de se usado para se controlar esta planta daninha, então nós geramos vários dados já de modo a oferecer estas opções e estas respostas aos produtores”, ressaltou.

Destino dos dados – Os dados o produtor poderá utilizar, por exemplo o produtor está plantando uma bachiaria  brizantha marandu e ele tem problema de capim colchão, se tem uma tabela com todos os dados e informações onde ele vai saber qual herbicida poderá aplicar, em qual momento de aplicação e que dose onde ele controla o capim colchão e vai ser seletivo para a brachiaria . São informações que não existiam e a partir este estudo o produtor vai poder utilizar na fazenda, porque estes produtores estavam correndo o risco de vender sementes de brachiaria com alguma impureza como por exemplo com sementes de amargoso ou de capim pé de galinha, por isso a partir destes dados ele vai aplicar na propriedade e ter uma semente de muito mais qualidade e reduzindo inclusive o problema de competição da planta daninha.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 2 =