Rondonópolis sediou Fórum Regional Cesb de Máxima Produtividade

DCIM100MEDIADJI_0031.JPG

 

Com o objetivo de difundir os cases de sucesso em máxima produtividade da soja na safra 18/19, o Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) realizou no último dia 18 de setembro, o Fórum Regional Cesb de Máxima Produtividade – etapa Centro-Oeste. O auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro) ficou lotado para a rodada de palestras, com a presença engenheiros agrônomos, técnicos e estudantes, além de representantes das diretorias da Associação dos Produtores de Sementes de mato Grosso (Aprosmat), Aeagro, Fundação MT e Cesb.

O membro do Cesb, Nery Ribas detalhou a agenda fóruns regionais após a divulgação dos campeões do desafio Cesb de máxima produtividade da soja na safra 18/19. “No mês de junho nós divulgamos os campões do desafio que nesta edição chegamos a mais de cinco mil inscrições em quatro regiões, norte/nordeste, centro-oeste, sudeste, sul e em área irrigada, logo após realizamos o fórum nacional e seguimos para os regionais, onde Rondonópolis foi privilegiada a sediar o evento do centro oeste”, disse.

Um dos palestrantes convidados foi o professor da Universidade de Rio Verde, Gustavo Adolfo Pazzetti Ordoñez que falou sobre o manejo fisiológico na busca do equilíbrio funcional de cultivo. “A proposta é nós mantermos plantas que tenham maior habilidade de transformar água, luz e adubo em grãos, e nós só conseguimos isso a partir do momento que se consegue dar estabilidade funcional para planta. Quando a planta chega nesta estabilidade, ela consegue um melhor aproveitamento dos recursos ambientais e dá adubação, ela está mais preparada para o desgaste energético associado ao stress”, explicou.

O coordenador técnico e de pesquisada do Cesb, João Augusto Lopes Pascoalino apresentou aos participantes do Fórum Regional as informações e dados dos campeões do desafio em máxima produtividade da soja do centro-oeste. “A região tem uma oportunidade enorme de ganho produtivo, chegando a até 20 sacas de soja por hectare dependendo das condições de cada estado do centro oeste e detalhamos quais são estes fatores produtivos, como entender a lógica da planta em relação a prioridades, construção de perfil de solo, aspectos físicos, químicos e biológicos, depois entramos na entrada de materiais genéticos e entender a implantação da cultura com pontos de destaque como datas de plantio, velocidade de plantio, profundidade de fertilizante, dinâmica de fertilizante e pôr fim a condução da lavoura como um todo”, comentou.

Como apoiadora do evento e na vanguarda na busca de tecnologia e ferramentas, que tragam benefícios aos produtores de sementes do estado, a Aprosmat marcou presença no Fórum Regional Cesb de Máxima Produtividade. E segundo o presidente da associação, Gutemberg Carvalho Silveira a entidade fomenta a produção e comercialização de produtos com alta qualidade e procedência. “Tivemos a oportunidade de conhecer algumas novas tecnologias que estão à disposição do produtor rural no mercado. E a Aprosmat sempre trabalhando nesta linha oferecer o que há de melhor, para os produtores rurais do Mato Grosso e de outras regiões que adquirem nossas sementes há dois anos trabalhamos com 85% de mínimo de germinação, onde o ministério da agricultura trabalha com 80%. Além disso, temos o 0800-580-0260 que serve como um canal direto entre a Aprosmat e os produtores rurais para qualquer denúncia ou sugestão preservando o anonimato”, finalizou.

 

O Fórum Regional Cesb de Máxima Produtividade – etapa centro oeste contou com o apoio para sua realização da Aeagro, Fundação MT e Aprosmat.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − quinze =