Hora de Plantar da Fundação MT conta com a participação da Aprosmat

A edição deste ano do projeto “A Hora de Plantar” da Fundação MT, começou no último dia 19 de agosto em Sapezal, em 2019 o tema abordado é “Integração: A Chave Que Abre Novos Horizontes”, com a realização de rodadas em duas regiões do estado o evento contará no corpo de palestrantes com a participação da nematologista Tania Silveira da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat).
A especialista em nematoides explica que o objetivo da participação da Aprosmat nas rodadas de palestras do “A Hora de Plantar” é demostrar os resultados obtidos em um projeto, onde foram realizadas análises de ingredientes ativos de produtos utilizados para o tratamento de sementes de soja, um comparativo entre o tratamento de sementes on farm (TSOnF) e o tratamento de sementes industrial (TSI). O objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade e efetividade dos tratamentos de sementes de soja submetidas a diferentes condições operacionais, tanto TSI e on farm.
O projeto piloto ocorreu na safra 2018/19, quando foram visitadas pelos técnicos da Aprosmat cerca de 300 propriedades no estado, onde foram coletadas 140 amostras de tratamento on farm e 27 amostras de tratamento industrial de soja. As amostras foram enviadas para o laboratório da SGS em São Paulo e os resultados das analises verificaram que 78% dos tratamentos on farm estão fora do padrão (tratamento utilizado x tratamento encontrado) e os resultados encontrados nas amostras analisadas com TSI ficaram dentro dos padrões estabelecidos (tratamento utilizado x tratamento encontrado).
Outro dado destacado foi o alto índice de uso de produtos não registrados e não recomendados para tratamento de semente, o que segundo ele traz uma impacto direto na qualidade da semente.
A primeira rodada do “A Hora de Plantar” passou ainda pelas cidades de Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Sorriso, Sinop e Tapurah. A segunda rodada ocorre em Querência (23/09), Canarana (24/09), Água Boa (24/09), Primavera do Leste (25/09), Campo Verde (26/09) e Rondonópolis (27/09).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 2 =