Parceria apresenta vitrine tecnológica e sistema de cultivo em forma de mandala durante a Exposul

A intenção é mostrar aos produtores rurais, oportunidades de atualização técnica, tendências produtivas e econômicas e eficiência no planejamento da atividade agropecuária.

Numa área de 3.700 metros quadrados, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) instalou uma Vitrine Tecnológica com diversas culturas e cultivo em forma de mandala com tecnologias voltadas para a agricultura familiar. A Vitrine estará aberta ao público durante a 47ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso (Exposul), no município de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), no Parque de Exposições Wilmar Peres de Faria, entre os dias 5 e 10 de agosto.

O coordenador regional da Empaer, Laércio Benedito Polizel, destaca que o objetivo da vitrine é demonstrar as atividades desenvolvidas pela empresa na região Sul, nas áreas de pastagens, hortaliças, fruticultura, piscicultura, culturas anuais (feijão, milho, mandioca, batata), flores tropicais e outros. Ele explica que para instalação dos experimentos foram realizados procedimentos como a análise do solo, calagem, instalação de irrigação, adubação fosfatada, controle de pragas e doenças, controle de plantas daninhas e adubação de cobertura.

O objetivo da vitrine é demonstrar as atividades desenvolvidas nas áreas de pastagens, hortaliças, fruticultura, piscicultura, culturas anuais e outros.

Conforme Polizel, foi também montado o sistema agrícola em forma de mandala, que é uma plantação sustentável com formato em círculo. Cada anel é destinado a um determinado tipo de cultivo. Na mandala serão cultivadas hortaliças como alface, couve-manteiga, tomate, batata doce, salsa, cebolinha, capim cidreira e outras. Ao todo serão 29 diferentes produtos cultivados na mandala, além das flores tropicais (alpina rosa, vermelha e quatro tipos diferentes de helicônias). “A Vitrine Tecnológica, juntamente com a construção da mandala, vai apresentar uma alternativa de produção para os pequenos produtores rurais”, enfatiza.

Toda a estrutura montada para expor o trabalho pelos técnicos da empresa está sendo executada em parceria com a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat),  Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro), Prefeitura Municipal e Sindicato Rural de Rondonópolis. A intenção é mostrar aos produtores rurais, oportunidades de atualização técnica, tendências produtivas e econômicas e eficiência no planejamento da atividade agropecuária.

Os visitantes vão receber informações sobre preparo de canteiros, espécies forrageiras, produtos biofortificados, capineiras, tratos culturais.

O município de Rondonópolis possui 1.800 agricultores familiares entre tradicionais e assentados. Os visitantes da Vitrine Tecnológica vão receber informações sobre o cultivo protegido, olericultura, preparo de canteiros, plantio adensado, espécies forrageiras, produtos biofortificados, capineiras, tratos culturais e outros.

Durante a Exposul serão realizados palestras e eventos técnicos, e à noite acontecem os shows musicais. Também acontecerão rodeios, além de outras atrações.

 

Fonte: Empaer MT

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − dezoito =