Aprosmat e Unipasto contribuem na Acricorte no fortalecimento da cadeia produtiva da carne

Em dois dias de Acricorte (9 e 10/05) em Cuiabá boa parte da cadeia produtiva de carne brasileira esteve reunida, para discutir o cenário atual do segmento e também levar conhecimento e informação aos mais de 1.600 participantes do evento técnico, que contou a presença de palestrantes conceituados e entidades ligadas a pesquisas, como Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto) e a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat).

As duas entidades colaboraram com a palestra do pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Rodrigo Amorim Barbosa, que falou sobre o trabalho de pesquisa realizado pela parceira Unipasto/Embrapa. “Nós trouxemos os recentes lançamentos feitos pela Embrapa Gado de Corte dos últimos seis anos, então temos aqui as três principais características dos três materiais de Panicum maximum recentemente lançados e também duas braquiárias. Então na palestra falamos de cada material forrageiro, aonde eles são melhores inseridos dentro do sistema de produção e quais as nossas perspectivas para o futuro com relação aos novos materiais que poderão ser lançados”, disse.

Já o presidente da Unipasto, Pierre Patriat destacou a importância da realização do evento, uma oportunidade segundo ele de divulgar o trabalho da associação. “A Unipasto é uma formatadora de pesquisa para o desenvolvimento de forrageiras, então ela tem uma participação muito grande na pecuária a pasto e hoje em 16 anos de pesquisas a Unipasto conseguiu colocar no mercado três braquiárias novas e três panicuns máximo, que ajudam a combater a morte súbita da braquiária e outros problemas ligados as forrageiras, dando opções de diversificação ao pecuarista”, comentou.

Ainda dentro do trabalho realizado pela Unipasto, o gerente executivo Marcos Roveri José explicou que a associação está atenta as dificuldades vividas pelos pecuaristas e as pesquisas são desenvolvidas para suprir as necessidades do setor.  “Nós sabemos que o Brasil carece de novas forrageiras e estamos fazendo um trabalho de pesquisa em cima desta demanda, como sabemos toda pesquisa é um trabalho demorado e esperamos poder oferecer para o produtor estas novas cultivares em um futuro não muito distante e que possa potencializar a pecuária nacional “, explicou.

Etiqueta Legal – E demostrando esta preocupação em fomentar a pecuária brasileira, a Unipasto implantou programa “Etiqueta Semente Legal Unipasto”, que por meio de uma identificação digital o consumidor das sementes Unipasto/Embrapa, pode acessar informações importantes, como destaca a assessora técnica Unipasto, Olaiana Costa. “As cultivares protegidas que fazem parte do convênio Unipasto/Embrapa vão estar com uma etiqueta nos sacos de sementes, onde por aplicativo de celular o comprado poder verificar a origem da cultivar, da procedência, a germinação. E desta forma contribuir para a diminuição das sementes piratas no mercado com este método e dar uma garantia a quem adquire as cultivares protegidas”, destacou.

Para o presidente da Aprosmat, Gutemberg Silveira a Acricorte cumpriu seu papel de trazer tecnologia e difundir informações. “A Acricorte foi um evento grandioso e a Aprosmat no setor de forrageira está bem desenvolvida por seus associados, em Mato Grosso estas cultivares são bem consumidas pelos produtores e desta forma o evento trouxe tecnologia, com muita informação sobre as cultivares e disponibilizando o que tem de novidades no mercado para o produtores consumidores do estado de Mato Grosso”, finalizou.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 4 =