Aprosmat realiza plantão de pré-colheita para o recebimento de amostras

 

Com o início da colheita de cultivares de soja super precoce a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) implanta o sistema de plantão pré-colheita, o qual consiste no atendimento em horário especial para recebimento de amostras de sementes. De segunda a sexta ocorrerá das 6h às 21h30, enquanto que aos sábados, domingos e feriados de 18h às 21h30. Nos horários fora do plantão será disponibilizado um ponto de coleta externo ao laboratório, em que poderão ser depositadas as amostras devidamente identificadas. Para a avaliação da qualidade das amostras entregues ao laboratório, são oferecidos os testes de determinação de grau de umidade, pureza, tetrazólio, identificação e quantificação de sementes esverdeadas, entre diversos outros.

 

O teste de tetrazólio (Tz) é o “carro chefe” da pré-colheita de soja, por fornecer de forma rápida, informações preciosas ao produtor sobre a qualidade fisiológica das sementes. Além da viabilidade das sementes, o mesmo informa sobre o vigor e ainda identifica os possíveis problemas que afetam o desempenho das sementes, tais como, danos mecânico, por umidade e percevejo.

 

Com os resultados dos testes o produtor terá condições (ferramentas) para decidir sobre o destino de sua lavoura, se a soja será beneficiada como semente ou vendida como grão. Com o plantão pré-colheita, os resultados dos testes poderão sair no mesmo dia, dependendo do horário de entrada da amostra no laboratório.

 

Segundo a gerente técnica do Laboratório de Análise de Sementes da Aprosmat, Nayara Roberto Gonçalves, o plantão vai até o final da colheita que está previsto para o mês de abril. “A finalidade do plantão é facilitar a vida dos produtores, muitas vezes devido às distâncias das propriedades com a sede da Aprosmat, as amostras não chegam a tempo”, afirmou.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 9 =