Mais oito unidades do Indea são reformadas e entregues à comunidade

Entre os dias 13 e 14 de dezembro, foram entregues mais 8 unidades do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). Servidores e produtores rurais dos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Itiquira, Nova Guarita, Paranatinga, Santo Antônio do Leste e Sapezal, passam a contar com um ambiente revitalizado e com estrutura que garante um ambiente adequado para o trabalho e que oferece mais conforto e comodidade aos usuários do serviço.

Segundo a presidente do Indea, Daniella Bueno, com as últimas entregas completam 33 unidades reformadas. “A satisfação é imensa, porque em todas as unidades que passamos recebemos um retorno muito positivo dos produtores e dos nossos servidores, do quanto as revitalizações beneficiam toda a comunidade. É um ambiente melhor para se trabalhar e para o atendimento ao produtor. Essa parceria sem dúvida é de sucesso”.

As obras são realizadas com recursos do Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa) e do Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase) por meio de termo de cooperação firmado com o Governo do Estado, em agosto de 2017. O projeto contempla a reforma das 140 unidades do Indea, sete barreiras sanitárias e dois postos fiscais. Ao todo devem ser investidos R$ 9,5 milhões na estruturação das unidades com a aquisição de mobiliários e a adequação das redes lógica e elétrica.

Para o presidente do Fesa, Marco Túlio Duarte Soares, cada entrega é um momento de alegria. “Sem dúvida, é uma satisfação muito grande ver os servidores com brilho nos olhos em ter um ambiente laboral melhor, os produtores com uma condição melhor para utilizar os serviços. Temos muito ainda pela frente, em 2019 entregaremos um volume maior de unidades”

Para a representante do Fase, Patrícia Brunetta, a parceria é muito positiva. “Vemos essa parceria de maneira muito positiva, na medida em que nós vimos isso como uma alternativa de retorno do investimento dos agricultores no fundo, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho do servidor público e do atendimento aos usuários que no caso são os próprios produtores’.

Segundo o pecuarista de Alta Floresta, Celso Bevilaqua, essa parceria entre os fundos privados trouxe muitos benefícios. “Temos essa estrutura revitalizada, muito agradável, e que nós produtores vemos com muita satisfação o retorno de parte dos nossos impostos e taxas, que proporciona um melhor ambiente para nós produtores e para a equipe. A demanda na região é muito grande, temos o 4º maior rebanho bovino do estado, certificação de madeira, e a crescente integração lavoura-pecuária-floresta, o que faz do Indea, uma instituição muito importante na nossa região”.

Para o prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande, o modelo de parceria é algo a ser seguido pelos municípios. “É um modelo de parceria a ser seguido, viável para todo o estado. Com certeza, a reforma dessa unidade era um anseio de todos os produtores, era uma obra que precisava ser realizada, e que hoje atende as necessidades do município”.

Participaram das reinaugurações os servidores do Indea, representantes da classe produtora, autoridades municipais, o presidente da Aprosmat, Gutemberg Silveira, o diretor técnico da Acrimat, Francisco de Sales Manzi, e o gerente executivo do Fesa-MT, Juliano Ponce.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *