Comissão de Sementes e Mudas de Mato Grosso realizou atualização para responsáveis técnicos

O auditório da Superintendência Federal de Agricultura em Várzea Grande (MT) recebeu responsáveis técnicos no controle de sementes de todo estado, para uma atualização das normas e padrões e nivelamento técnico. O evento promovido pela Comissão de Sementes e Mudas de Mato Grosso (CSM-MT) e contou com o apoio da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) teve no total cinco palestras sobre variados temas voltados para o segmento.

 

O diretor do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Felipe Peralta falou aos responsáveis técnicos mato-grossenses sobre a atuação do Ministério no sistema de certificação e fiscalização de sementes.  O objetivo da minha palestra foi apresentar ao presentes o que o ministério da agricultura faz para garantir a qualidade e identidade da semente produzida no pais, ou seja, a aplicação da legislação e uma justificativa por que ela existe, qual a importância dos responsáveis técnicos entenderem a legislação e conseguirem aplica-la para que não tenham nenhuma penalidade no futuro” comentou.

 

Para o presidente da CSM-MT, Valter Peters o ciclo de palestras superou as expectativas com a participação de responsáveis técnicos de todas as regiões do estado. “Estamos satisfeitos com a presença dos inscritos e também com a qualidade dos palestrantes com assuntos relevantes para o meio, então tivemos um dia de trocas de experiências e de aproximação do setor produtivo, principalmente a valorização do trabalho do responsável técnico do estado de Mato Grosso”, finalizou.

 

Ainda na programação, o doutor e pesquisador da Embrapa Soja, José de Barros França Neto falou sobre a Tecnologia da Produção e Controle de Qualidade na Produção de Sementes: Do campo à Colheita, já o tema da palestra da Coordenadora de Sementes e Mudas da CSM-MAPA/DF, Virgínia Arantes F. Capri foi sobre os Aspectos Legais da Produção de Sementes, a rodada de palestras foi finalizada pelo Chefe do Serviço de Fiscalização de Insumo e Sanidade Vegetal da SFA/MT, José Silvino Moreira que explicou sobre a Responsabilidade Técnica na Produção de Sementes e também sobre o processo de Inscrição de Campos para a Produção de Sementes junto ao SIGEF.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − sete =