Alunos da Universidade de Santa Maria conhecem a estrutura da Aprosmat

_DSC5705

Estudantes do curso de agronomia da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul realizaram uma visita técnica a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat). Ao todo, 38 alunos e um professor participaram de palestras e visitaram as instalações dos laboratórios da associação.

De acordo com o professor do curso de agronomia da UFSM, Claudir José Basso, um dos objetivos da universidade ao trazer os alunos para Mato Grosso foi mostrar na prática outra realidade em agronomia. “Mato Grosso é hoje um dos maiores produtores de grãos do país. Este Estado se destaca não somente em quantidade como na qualidade dos grãos e sementes aqui produzidos. Já tive a oportunidade de trabalhar na região e sei que há aqui um avanço em tecnologia”, explicou Basso.

Para a gerente administrativa financeira da Aprosmat, Kathie Prochnow a visita dos alunos é um meio importante de divulgar o trabalho da associação. Prochnow fez a apresentação aos alunos contando a historia da associação, falando de sua criação em 10 de junho de 1980 e do trabalho realizado pela Aprosmat aos produtores no esclarecimento de leis, portarias, informando as notícias e orientando quanto a informações técnicas e ainda do trabalho na defesa dos interesses dos associados junto aos poderes público. “Preocupamos-nos em fazer um trabalho que garanta confiabilidade aos nossos associados, a visitas desses estudantes é muito bem vinda, vemos em cada um deles um associado potencial ou um colaborador futuro”.

A Aprosmat possui atualmente 44 associados e vem se destacando nas esferas empresariais e governamentais buscando nas relações diplomáticas a união das classes com soluções para a sustentabilidade e a rentabilidade do setor agrícola. Com o intuito de ser reconhecida nacional e internacionalmente como uma das mais sérias associações de classe do setor de agronegócios. Os universitários conheceram os laboratórios de nematologia, análise de sementes e patologia.

Ainda de acordo com professor Basso, a visita é uma oportunidade para os alunos obterem conhecimento, pois foge do que eles estão acostumados a ver dentro a universidade. “Na verdade 80% desses estudantes que estão aqui são filhos de pequenos produtores e tem vinculo direto com o meio rural. A Aprosmat hoje nos oferece uma visita, mas pode oferecer a estes alunos no futuro um estágio ou até mesmo um emprego, pois está sempre de portas abertas para nos receber”, acrescenta o professor.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + quinze =