Campanha ‘Todos contra a dengue’ vai mobilizar a comunidade contra criadouros de mosquitos

_DSC3125

Com o objetivo de esclarecer a comunidade sobre as doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, os Rotarys Clubes de Rondonópolis e parceiros promovem nos dias 12 e 13 de março, o mutirão ‘Todos contra a dengue’. A ação consiste na distribuição por meio de voluntários de sementes de crotalaria, a planta tem se demonstrado eficaz como controle biológico do mosquito aedes aegypti. Na fase adulta a crotalaria atrai o predadores naturais do mosquito transmissor da dengue.
O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas sete milímetros, mas é capaz de transmitir doenças diferentes, entre elas se destacam estas quatro: a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya.
As quatro são doenças distintas, ainda que em algumas delas os sintomas possam ser semelhantes, pelo menos no princípio. A doença que se desenvolve depende do vírus que o mosquito carrega. Evidentemente, nem todos os mosquitos dessa espécie estão infectados. A gente te conta como é cada uma dessas doenças e quais são os seus sintomas.
Segundo o presidente do Rotary Clube Rio Vermelho e organizador do mutirão, Joabe Teixeira, serão montadas equipes de voluntários que vão distribuir saquinhos com sementes de crotalaria em casa e em prédios para serem plantadas em vasos ”Nossa intenção é alcançar cerca de 100 mil domicílios e também tentar diminuir o índice infestação em áreas publicas, terrenos baldios e residências”, explicou Teixeira.
A ação conta com apoio de entidades como a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) que realizou doação de sementes de crotalaria. “A Aprosmat apoia a iniciativa do Rotary e dos voluntários. É muito importante sensibilizar a população sobre a necessidade das ações coletivas na prevenção das doenças transmitidas pelo aedes aegypti”, ressaltou o vice-presidente da Aprosmat, Pierre Patriat.
Outras informações da campanha pelo telefone (66) 9905-5285 ou (66) 8400-2252.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − oito =