Cooperação internacional leva conhecimento da Embrapa a países africanos

Resultado de articulações entre o Ministério das Relações Exteriores, por meio da ABC (Agência Brasileira de Cooperação), a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) vem oferecendo cursos de capacitação aos países africanos com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas. Os eventos, que possuem dois módulos, fazem parte da Plataforma Brasil África de Inovação Tecnológica para Segurança Alimentar. No mês de abril, diversos temas vêm sendo trabalhados: “sistema de produção de milho para a pequena propriedade rural, produção comunitária de sementes de milho e sistema de coleta e conservação de água na propriedade rural” e “cultivo de soja”.

O primeiro módulo, que vem sendo realizado esta semana na Embrapa Estudos e Capacitação (Brasília-DF), tem como tema “agricultura: motor do desenvolvimento econômico e social”. Participam 49 técnicos em agricultura originários de 28 países africanos. E no período de 11 a 15 de abril, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) sediará a segunda etapa. Pesquisadores, analistas e assistentes apresentarão palestras sobre como cultivar o milho em propriedades familiares e sobre a tecnologia social das barraginhas e do lago de múltiplo uso (veja programação no final da matéria). Todos os técnicos africanos fazem parte de centros de pesquisa agrícola, investigação agrária, institutos de extensão rural e universidades e atuam como pesquisadores, especialistas, coordenadores e supervisores.

Segundo informações da Embrapa Estudos e Capacitação, esta é a segunda etapa do Diálogo Brasil-África em Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, ação coordenada pela ABC. A primeira fase foi realizada em outubro de 2010, com a participação de 42 técnicos procedentes de 24 países africanos. Para participar da capacitação, o interessado deve se cadastrar por meio do site da Agência Brasileira de Cooperação, onde estão disponibilizadas todas as informações sobre o programa. Mais informações e inscrições, clique aqui . Abaixo, veja a programação do curso programado pela Embrapa Milho e Sorgo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 18 =