APROSMAT – Nota de Pesar

Lamentamos profundamente informar sobre falecimento da senhora Denise Bartet Patriat, mãe do nosso associado e diretor, senhor Pierre Patriat.

Neste momento de pesar, em nome da APROSMAT, enviamos as mais profundas condolencias à toda família.

A Diretoria da APROSMAT

APROSMAT promove treinamento para operadores de secadores

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) realizou nos dias 10 e 11 de janeiro um treinamento para operadores de secadores, com técnicos de empresas do segmento. A atualização e aperfeiçoamento das rotinas de trabalho fazem parte dos pilares da APROSMAT, que busca oferecer aos seus associados e empresas do setor de sementes a oportunidade de ampliação de conhecimento.

O coordenador do treinamento foi o mestre em Ciências e Tecnologia de Sementes e especialista em Produção e Tecnologia de Sementes, Roque Bertoldo Ferretti (empresa Solcampo), que durante dois dias abordou aspectos teóricos do beneficiamento e armazenagem de sementes, que tem o objetivo de alinhar as boas práticas e o máximo desempenho do equipamento. “Este treinamento é voltado para os operadores da área de secagem de sementes e trazemos informações dentro de um layout onde se trabalha com sementes úmidas, pois minha preocupação é com uma semente com um vigor alto e germinação alta, onde o consumidor final venha ficar satisfeito com a aquisição de sementes no futuro”, disse.

Durante o treinamento, os 30 participantes compartilharam suas experiências em suas unidades de trabalho e puderam também tirar dúvidas primeiramente na parte teórica do curso e depois na aula prática ocorrida ao final da capacitação na Fazenda Bom Jesus. 

  

​APROSMAT lidera comitiva brasileira na Asta Seed Expo 2023

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) liderou uma missão composta por diretores, associados e seus técnicos, agentes políticos e stakeholders. Eles participaram da edição 20233 da Asta Seed Expo, organizada pela American Seed Trade Association (ASTA), em Orlando, Flórida, de 05 a 08 de dezembro. O evento é considerado a maior conferência da indústria de sementes da América.

O presidente da APROSMAT, Nelson Croda, esteve à frente do grupo na viagem técnica e destacou a força da agricultura brasileira dentro de um dos eventos mais importantes voltados para o setor sementeiro global. Croda ressaltou a importância da agricultura nacional, mencionando que entre as palestras, um economista enfatizou esse papel no cenário mundial. “O protagonismo da agricultura brasileira é evidenciado pelo grau de prioridade dado pelos grandes players mundiais do setor de sementes ao Brasil. Isso se reflete em lançamentos simultâneos de tecnologia, como biotecnologias, no Brasil e nos Estados Unidos”, enfatizou. Ele observou também que os agricultores americanos estão atentos ao que acontece no Brasil, especialmente em relação à área plantada, clima e produtividade, influenciando suas decisões de plantio.

Antes da Asta Seed Expo, parte da comitiva participou, em 04 de dezembro, de reuniões em Saint Louis-MO com a American Soybean Association (ASA), que representa os produtores de soja dos EUA em questões de política doméstica e internacional. Em seguida, tiveram encontros com a United Soybean Board (USB), o fundo de soja de agricultores dos EUA, visando aumentar o retorno sobre o investimento para todos os produtores de soja nos EUA. A comitiva também visitou a Bayer, onde realizou uma visita aos laboratórios, e a programação incluiu apresentações sobre Soy Pipeline/Estratégia e o Programa Carbono e Sustentabilidade.

A missão contou com a participação do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), do assessor especial do MAPA e vice-presidente de Grandes Culturas da APROSMAT, Carlos Ernesto Augustin, deputado estadual Carlos Avallone (PSDB MT), secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec MT), Anderson Lombardi, vice-presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Paulo Pinto, além de associados e diretores da APROSMAT.

II Rally APROSMAT percorre Rondônia e conhece novas fronteiras agrícolas

 
 
A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) promoveu a segunda edição do Rally APROSMAT, entre os dias 5 e 10 de novembro, com o objetivo de conhecer novas rotas de desenvolvimento e expansão da cultura da soja no estado de Rondônia onde contou com a participação de diretores, associados, obtentores e produtores rurais. O projeto percorreu mais de 3500 km em seis cidades rondonienses, Vilhena, Cerejeiras, Corumbiara, Rolim de Moura, Ariquemes e Porto Velho.

Já em solo rondoniense, a primeira agenda da comitiva do Rally APROSMAT ocorreu em Vilhena, com o produtor rural Diego Comiran, na sala de reuniões do Portinari Palace Hotel.

Na sequência realizaram uma visita técnica à Fazenda Lagoa Bonita, também no município de Vilhena, que cultiva soja, milho e pecuária, onde o gestor da propriedade e engenheiro agrônomo, Roberto Tissoti Júnior, falou sobre as características únicas da região de Vilhena em relação a outras áreas produtivas do estado. “Vilhena é uma região diferente do estado de Rondônia, pois estamos em uma altitude cerca de 620 metros em relação ao nível do mar, enquanto o restante do estado a média é de 200 metros nas regiões mais baixas. Também temos um clima mais favorável, com chuvas bem distribuídas, favorável ao milho, além de uma temperatura noturna mais fresca. Nós agradecemos a visita da APROSMAT e fizemos um vínculo direto em conhecer os produtores de sementes e formar uma boa parceria para o futuro”, destacou.  


O engenheiro agrônomo e analista da Embrapa Rondônia, Bruno Sousa Lemos, explica que no estado ocorrem movimentos de expansão em áreas de pastagens onde esse crescimento ocorre de acordo com a demanda de soja, preços, custos, avançando em menor escala.

 
No município de Cerejeiras, os participantes do Rally da APROSMAT se reuniram com diretores e associados da Cooperativa Mista Agroindustrial da Amazônia Ltda (Copama), presente em diversas regiões de Rondônia para ouvi-los e entender os desafios e oportunidades do estado.

No terceiro dia de Rally APROSMAT foi de deslocamento de Corumbiara até Rolim de Moura, onde o grupo pôde conhecer áreas de lavouras no trajeto.  Já em Ariquemes, a programação foi uma visita a Consultoria Agro Vale, que atua na região do Jamari que é composta por nove municípios. Segundo Antônio Rafael de Farias, agrônomo e proprietário da Agro Vale Consultoria, a vinda do Rally APROSMAT para conhecer a realidade do Vale do Jamari traz um ganho para a região. Rafael comentou: “a janela do plantio vai de 15 de setembro até dia 15 de novembro, variando em áreas de abertura e que esse ano está sendo atípico, ano difícil, com aproximadamente 50% de área plantada”. Comentou ainda, “sobre a importância do zoneamento agrícola para o Vale do Jamari, para ter um aporte maior de plantabilidade para um melhor posicionamento das cultivares para região”.

A última etapa do Rally APROSMAT ocorreu em Porto Velho, no Gabinete Vice Governadoria do Estado de Rondônia, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (SEDEC), onde o grupo conheceu as potencialidades, atrativos econômicos e de infraestrutura, além de investimentos já em andamento no porto. Na oportunidade também foi compartilhado informações sobre produções das principais culturas do estado, como 1,75 milhão de toneladas em soja e 1,48 milhão de toneladas em milho, na última safra.

 

Na sequência, visitou-se a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), com diretores do complexo portuário onde apresentaram em números e pontos de destaque, como a integração o Arco Norte e a Estrada do Pacífico, Rio Madeira que proporciona navegação o ano todo, projeto de reforma e ampliação que vai dobrar a capacidade atual. Também foi compartilhado que o porto está prestes a lançar um chamamento público para interessados em operarem, utilizando a infraestrutura portuária, incluindo a doação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para outros arrendamentos portuários. Por fim, o grupo visitou o terminal Portochuelo da empresa Amaggi, também no Rio Madeira, distante 20 quilômetros da cidade de Porto Velho.

O presidente da APROSMAT, Nelson Croda, ao final dos compromissos da programação fez um balanço da segunda edição do Rally APROSMAT. “É com satisfação que encerramos o Rally aqui em Rondônia, onde rodamos por quase uma semana, de ponta a ponta o estado, onde encontramos várias oportunidades de negócios. É um estado em franco desenvolvimento, ainda jovem em relação ao cultivo das culturas de soja e milho, que é uma realidade muito diferente em comparação com a do Mato Grosso, tanto em relação ao clima, solo e altitude. Fizemos várias visitas com muita troca de informações, entendendo as necessidades da região, buscando contribuir com soluções para as demandas”, disse.

Para o coordenador do Rally Aprosmat, Luiz Américo da Costa, o objetivo foi alcançado nestes mais de 3.500 km percorridos. “Conhecemos novas regiões e novos clientes, trazer para as regiões visitadas os benefícios que temos via APROSMAT, com seus laboratórios e conhecimentos. Buscando uma visão complementar das regiões visitadas, fomentando a instalação de áreas para a experimentação de novos materiais onde vai ser feita toda a parte de plantabilidade, características de cada material, a fim de trazer esta interação para estas novas regiões”, finalizou.

O projeto contou com a participação das empresas associadas: Máxima Sementes, Boa Forma Sementes, Sementes Bom Jesus, Uniggel Sementes, Sementes Petrovina, Bom Futuro Sementes, Ouro Branco Sementes, Sementes São Jerônimo e Polato Sementes. Também participaram empresas obtentoras TMG, Soytech-Basf, Brasmax, Golden Harvet-Syngenta, Enlist-Corteva e Intacta 2 Xtend-Bayer. 

APROSMAT promove curso de Power BI para associados

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) realizou nos dias 24, 25 e 26 de outubro, uma capacitação em Power BI para 20 profissionais da cadeia produtiva de sementes (empresas associadas). O treinamento foi ministrado pelo engenheiro agrônomo e mestre em administração com ênfase em otimização em processos Moisés Knaut.

Nos três dias de curso, os participantes fizeram uma imersão de forma prática nas possibilidades que o Power BI oferece dentro das rotinas de trabalho destes profissionais. “Trouxemos uma abordagem básica do Power BI, que é uma ferramenta que você consegue trazer insights para as tomadas de decisões nas organizações, nós trabalhamos com uma análise de dados e o Power BI é uma das ferramentas que possibilita nós analisarmos isso e trazer conclusões e dar suporte para tomadas de decisões de gestores”, destacou Knaut.

O especialista explica ainda que, se trabalha com a extração de uma base de dados já existente, como por exemplo, na área de vendas de um determinado produto do portfólio de uma empresa, onde é possível ver quais foram os produtos mais vendidos, os vendedores que mais se sobressaíram ou quais os principais clientes, e ainda taxa de recompra ou taxa de “tunovers” de funcionários. Oportunizando uma vasta proporção de indicadores que permite ao usuário da plataforma, uma melhor análise de fatores como para qual tipo de cliente oferecer um determinado produto ou mesmo identificar qual o melhor RTV e porque ele tem este desempenho, e desta forma compartilhando o modelo de vendas para os demais. 

Para a coordenadora do departamento comercial da Petrovina Sementes,​ Alessandra Denik ​Del Valle, a capacitação promovida pela APROSMAT em Power BI foi muito enriquecedora e ajudará nas rotinas e tomadas de decisões das equipes comerciais das sementeiras. “O Power BI hoje é uma ferramenta indispensável para realizarmos tratamentos de dados e para tomarmos decisões. E com as informações do curso, nós esperamos auxiliar a gestão, e conseguir tratar os dados de forma mais eficiente para estas tomadas de decisões”, finalizou.     

Laboratórios APROSMAT precisão e eficiência em resultados

Biomat: O objetivo principal do Laboratório Biomat é atuar no controle de qualidade do tratamento das sementes que são comercializadas ao produtor.

Laboratório de Sanidade: Auxilia na identificação de problemas fitossanitários causados por fungos ocorrentes nas lavouras.

Laboratório de Sementes: Apto a determinar a qualidade física, fisiológica e genética, incluindo a Identificação de Organismos Geneticamente Modificados (OGM)

Laboratório Nematologia: Apto a identificar e quantificar fitonematoides no solo e raiz, identificar raças do nematoide de cisto, identificar espécies de Meloidogyne e realizar ensaios de fator de reprodução para diversos fitonematoides.

sementes@aprosmat.com.br

nematologia@aprosmat.com.br

sanidade@aprosmat.com.br

biomat@aprosmat.com.br

Rua dos Andradas, 688 | Vila Goulart Rondonópolis/MT CEP 78745-420 +55 66 3427.2400

APROSMAT lança edição 2023 da campanha “Motorista Nota 10”

Nesta terça-feira (05), ocorreu o lançamento da campanha “Motorista Nota 10” edição 2023, idealizado pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), na sede da associada Girassol Agrícola, na Serra da Petrovina, em Pedra Preta (MT). O objetivo da ação é de orientar os motoristas de transporte e armazenamento das sementes, pós-saída da sementeira, quanto aos cuidados necessários para manter a qualidade.

A diretora técnica executiva da APROSMAT, Naisara Dalastra, realizou a apresentação da campanha para um grupo de motoristas, que acompanhou o vídeo institucional da campanha “Motorista Nota 10”, versão 2023. A diretora destacou a iniciativa da Associação em levar conhecimento e valorização à categoria que transporta sementes. “O objetivo da APROSMAT em realizar esta ampla campanha é conscientizar o motorista, desde o embarque das sementes nas fazendas, ou seja, nas sementeiras, fazer o transporte seguro desta carga até o destino final que será o produtor rural. O alcance da campanha é para todos os associados da APROSMAT, que totalizam 37 empresas, onde eles recebem o vídeo e o kit para realizarem a campanha nas suas sedes, no momento do embarque das sementes”, explicou.

 O motorista Garibaldo dos Santos Oliveira é profissional do volante a 11 anos e a três começou a transportar sementes dentro do estado de Mato Grosso, e após assistir as orientações e o vídeo da campanha aprovou a iniciativa da APROSMAT. “Achei muito boa a palestra, porque deu mais um pouco de experiência para nós, porque tem muitas coisas que não temos conhecimento, com em questão do tempo de chegada e de saída, então foi muito bom para o conhecimento na vida da gente. Porque sempre estamos atentos ao tempo de viagem, por conta da rodovia ou algum imprevisto que possa vir a acontecer”, disse. 

A assistente técnica de produção da Girassol Agrícola, Josiane Siqueira Dicetti, esclarece que o motorista acompanha todo o processo de embarque dos bags de sementes. “Ele (motorista) acompanha todo o processo de carregamento de sua carga, auxilia na preparação do caminhão e até ajuda na montagem da carga visando facilitar na hora da entrega, no destino, caso sejam mais de um cliente na viagem”, destacou. 

No período mais intenso, a Girassol Agrícola chega a receber entre 20 e 25 caminhões por dia para fazer o embarque de sementes com destino a várias regiões de Mato Grosso. Após apresentação, os motoristas foram agraciados com o kit alusivo ao “Motorista Nota 10”, que continha uma camiseta, um boné e um sachê de petisco de amendoim.

APROSMAT promove ciclo de palestras sobre o programa SAAC

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) realizou no dia 29 de agosto, a segunda edição do ciclo de palestras do programa Sistema APROSMAT de Atendimento ao Cliente (SAAC), que tem como objetivo proporcionar às equipes comerciais dos associados informações para melhor atender a pós-vendas, bem como atualizações do setor sementeiro e capacitação técnica.  

Após a abertura do evento, a programação iniciou com a palestra da responsável técnica do Laboratório de Análise de Sementes da APROSMAT, Drª Daniele Brandstetter, com o tema ‘Recebi o laudo e agora?’. “Na oportunidade foram abordados os princípios do controle de qualidade, sobre formação de sementes e estes fatores como interferem no desenvolvimento dos testes e análises, e como isso repercute nas informações fornecidas nos laudos e boletins nas tomadas de decisões. Foram levadas informações científicas, algumas atualidades e considerações do dia a dia do controle de qualidade como subsídios para os profissionais da área de vendas”, disse.  

Em seguida, a palestra M.A.R.C.A, com o mentor e acelerador de vendas, Marcelo Baratella, onde falou sobre o programa de imersão de inteligência em vendas, criado e desenvolvido por ele e que é baseado em conceitos do Design Thinking e de inovação. O objetivo final é fazer com que todos envolvidos com o setor de vendas dentro das suas empresas, possam por meio de uma abordagem inovadora construir modelos de vendas com foco em resultados imediatos e permanentes, resolvendo os problemas dos seus clientes de maneira simples, prática e trazendo receita previsível em vendas.

Após o almoço, ocorreu a apresentação do aplicativo Attento da Unisystem, onde o analista de implantação e negócios da empresa, João Júlio Rodrigues dos Santos, destacou as principais funcionalidades do App. Segundo ele, o aplicativo Attento é um software desenvolvido para auxiliar o produtor de sementes no acompanhamento dos seus times comerciais, no pós-venda e no atendimento à reclamação das sementes comercializadas. Por meio do App é possível realizar um conjunto de análises e verificações de aplicabilidade dos processos em campo.

O encerramento da programação de palestras do SAAC ficou por conta do engenheiro agrônomo, José Pascoal, da Consultoria 250K Agricultura em Alta Performance, onde falou sobre “Sistemas de Altas Produtividades em Soja”. “Nós focamos mais em recomendações da cultura da soja de uma maneira mais prática, e trouxemos alguns insights como por exemplo, formas de recomendação e alguns direcionamentos onde eles caso tivessem alguma dúvida teriam material para buscar a informação, visando descomplicar a comunicação com o cliente e levar uma informação de qualidade para a fazenda refletirá em bons negócios”, explicou.  

O gerente de sementes da Amaggi S/A, Alexandre Carrara, foi um dos participantes da 2ª edição do ciclo de palestras e aprovou o conteúdo repassado no evento. “Queria agradecer e parabenizar em nome da Amaggi a toda a equipe da APROSMAT pelo evento, que foi de suma importância para todos do nosso setor, onde nós trocamos informações com outras sementeiras, compartilhar experiências, e isso é gratificante”, pontuou.  

O presidente da APROSMAT, Nelson Croda, ao final do evento avaliou de forma positiva o encontro que possibilitou a interação entre a pesquisa e o setor comercial dos associados que reflete diretamente na boa relação com os clientes. “O nosso segundo SAAC foi um sucesso, com a participação maciça de nossos associados, onde foi um evento de muita interação e aprendizado, o que vai impactar na melhora do nosso atendimento aos nossos clientes e desta forma possa proporcionar o sucesso para aqueles que adquiriram as sementes do associado do APROSMAT”, explicou.  Toda programação foi realizada no Malai Manso Resort, e foi finalizada com um jantar de confraternização entre os participantes do SAAC, que serviu para troca de informações e experiências.

Cuiabá sedia o 38º Congresso Brasileiro de Nematologia

A cidade de Cuiabá recebe entre os dias de 21 e 24 de agosto o 38º Congresso Brasileiro de Nematologia, com a participação da APROSMAT.  O evento conta com extensa programação com palestras e workshops sobre sistemas de identificação de nematoides e técnicas de manejo.

Neste contexto, segundo a responsável técnica dos laboratórios de Nematologia e de Sanidade da APROSMAT, Dra. Mariana Ferreira de Lima Davi, a participação da associação é muito significativa para a divulgação da estrutura e serviços ofertados. “Atualmente, o laboratório de nematologia oferece análise de gênero de nematoides presentes no solo, como também a identificação de espécies de nematoides das galhas  e a identificação de raça de nematoides de cisto. Esperamos todos os visitantes em nosso estande no Congresso, para conhecer mais do nosso laboratório de Nematologia”, destacou. 

O 38º Congresso Brasileiro de Nematologia é promovido pela Sociedade Brasileira de Nematologia e organizado pelo Grupo de Estudos em Nematologia de Mato Grosso (GREN-MT), e conta com o apoio da APROSMAT. O congresso ocorre no Centro de Eventos do Pantanal, as inscrições para o evento podem ser realizadas diretamente no site: http://www.38cbn.com.br/

APROSMAT recebe missão com sementeiros da APASSUL

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) recepcionou em sua sede em Rondonópolis, na tarde desta segunda-feira (31/07), 55 produtores e multiplicadores de sementes que integram a Associação de Produtores de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (APASSUL), que estão em uma missão técnica em Mato Grosso. Na oportunidade, o grupo conheceu os laboratórios de Análises de Sementes, Sanidade e de Nematologia, além das ações institucionais e de articulação em prol da cadeia produtiva de sementes.

Para o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, a oportunidade de receber Associações de outros estados é de muita valia para o setor sementeiro do Mato Grosso, pois há uma troca de experiências com particularidade de cada região. “É um privilégio e uma honra de ter aqui na APROSMAT, os associados da APASSUL, que é uma associação com mais de 50 anos de existência, que faz um trabalho de excelência no Rio Grande do Sul, que contribuiu assim como a APROSMAT o desenvolvimento do setor sementeiro regional e brasileiro”, destacou.

Segundo o presidente da APASSUL, Arno Costa Beber, a associação teve uma atuação importante na articulação da Lei de Proteção de Cultivares e teve certa relevância no crescimento do segmento a nível nacional, e o objetivo destas missões é levar os seus associados a conhecer outras realidades. “Pela proximidade que temos com a APROSMAT por conta das ações realizadas em conjunto, conseguimos trazer os produtores e conhecer um pouco este universo diferente, que é este mundo de sementes com mais tecnologia. E é isso que estamos fazendo hoje, com estes 55 produtores de sementes para olhar e enxergar o que serve para cada um dentro da fatia de tecnologia que se encaixa em cada propriedade. Pois a APROSMAT é uma associação que se destaca no Brasil, que tem recursos, ideias e dinamismo, e que conseguiu se sobressair a todas as outras, e no momento que trazemos o nosso associado para conhecer este mundo, você conhece a melhor associação estadual do Brasil”, finalizou.

Também estiveram no encontro os diretores da APROSMAT, Patrícia Brunetta, Gutemberg Carvalho Silveira, Pierre Marie Jean Patriat, Rodrigo Rossato e Adevair Santana de Souza. Após conhecerem a estrutura da APROSMAT foi oferecido aos integrantes da missão, um momento de confraternização, onde puderam realizar network e trocas de experiências.

A Missão Técnica Mato Grosso da APASSUL, segue em visitas por empresa multiplicadoras de sementes em Pedra Preta, Alto Garças, Primavera do Leste e Campo Verde.